Turismo em ‘português’ debatido em Luanda
Associação dos agentes de viagens angolanos promove, no segundo semestre, workshop sobre oportunidades de negócio no turismo nos países lusófonos.
A Associação das Agências de Viagens e Operadores de Turismo de Angola (AAVOTA) vai realizar, no início do próximo semestre, em data a anunciar, um workshop internacional sobre Turismo com o lema Oportunidade de negócio na Comunidade de Países de Língua Portuguesa, anunciou o seu secretário executivo, Augusto Pedro.
De acordo com o responsável, o certame irá, entre outros pontos, evidenciar as potencialidades do turismo interno de cada país-membro, com vista a atrair investimentos e a alavancar o sector.
A nível de Angola, Augusto Pedro destaca que o Executivo criou pólos de desenvolvimento turísticos que são, sobretudo, "um incentivo para a massificação do turismo interno" e os operadores de turismo nacional "estão a promover estes espaços junto de investidores nacionais e internacionais".
O responsável sublinha que as agências de viagens e turismo têm ajudado ao desenvolvimento dos pólos, para que estes contribuam para "captação de mais mão-de-obra nas regiões onde estão inseridas" e para que se tornem "factores de crescimento económico".
"O mercado turístico nacional encontra-se em crescimento e creio que, a médio prazo, tendo em conta as apostas feitas no sector, seremos um destino a ter em conta no cenário mundial", afirma. "Por esta razão, os operadores locais devem capacitar-se para atender as exigências que dai advêm".
Augusto Pedro entende que o turismo interno pode ser uma "excelente ferramenta no combate à pobreza", acrescentando que é "um factor de união dos povos".
Os esforços da associação, garante, vão no sentido de os agentes de turismo "diversificarem a sua carteira de serviços, deixando de depender maioritariamente da emissão de passagens", passando a oferecer "ferramentas que cada vez mais promovam outras formas de turismo", como os serviços de rent-a-car, seguros, pacotes turísticos locais, entre outros.
A associação, revela, continua também a desenvolver programas, nomeadamente de formação, como foi o caso da acção de especialistas em Africa do Sul.
A AAVOTA existe desde 1997 e assume-se como um parceiro do Estado, por intermédio do Ministério da Hotelaria e turismo. Integra as principais agências do mercado nacional e tem como missão uni-las para "em conjunto contribuírem para o desenvolvimento do turismo nacional".
A associação tem ainda o papel de consultor e defensor dos agentes de turismo junto do Estado e uma função representativa dos seus associados em eventos nacionais e internacionais.
Actualmente, vive um momento de reformulação e está a ser dirigida por uma equipa de gestão presidida pela representante da Uca tour, Catarina Oliveira.
André Samuel