Vinho de produção nacional lançado no mercado
O primeiro vinho de produção nacional, denominado "Serras da Xixila", foi lançado na Fazenda Xixila, no município do Libolo, província do Cuanza Sul, o administrador da Sociedade Agro-Pecuária de Angola, Carlos Carneiro.
Segundo Carlos Carneiro, o projecto Serras da Xixila, avaliado em 16 milhões USD, tem já disponível, nesta primeira fase, para o mercado, 40 mil garrafas, prevendo-se que a mesma atinja uma produção anual de 80 mil garrafas, entre tinto e branco.
A Fazenda XIxila ocupa uma área de 50 hectares de vinha (uva de mesa e de vinho) e 10 hectares de produção de tomate que vai ajudar a manutenção da quinta.
Carlos Carneiro referiu que a empresa vai comercializar o produto no mercado nacional, com realce para os supermercados.
O vinho Serras da Xixila apresenta padrões de qualidade exigida pela União Europeia e Estados Unidos. A Fazenda Xixila conta com uma linha de enchimento de vinho, equipado com equipamentos de origem português e italiano.
Informou que a escolha da implementação do projecto no Cuanza Sul deveu-se ao facto da região apresentar clima e solo favoráveis. É uma zona onde converge altas e baixas pressões climatéricas (entre 7 e 40 graus), propensa a produção de vinhas, explicou.
A fazenda, que existe há mais de 20 anos, funciona como uma sociedade agro-pecuária que converge entre fazendas que têm produção agrícola e agro-industrial.
A empresa funciona com 1.260 trabalhadores, 35 dos quais expatriados.
Expansão/Angop