Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

A African Banker Awards distingue Vera Daves de Sousa com o prémio "Ministro das Finanças do Ano"

Angola

A ministra das Finanças de Angola, Vera Daves de Sousa, foi distinguida, quarta-feira, em Accra, Ghana, com o prémio de "Ministro das Finanças do Ano", atribuído pelo African Banker Awards. A distinção ocorreu durante a conferência anual de referência para a banca e finanças do continente, realizada à margem das reuniões anuais do Banco Africano de Desenvolvimento, numa cerimónia em que as mulheres arrebataram os dois principais prémios. A outra grande distinguida foi Vera Songwe, secretária executiva da Comissão Económica das Nações Unidas para África, que recebeu o prémio Ícone Bancário Africano.

O reconhecimento, de acordo com os responsáveis pela revista African Banker e os organizadores do African Banker Awards, baseou-se em critérios como o trabalho que a ministra tem desenvolvido visando a sustentabilidade das Finanças públicas, bem como a sua capacidade de enfrentar problemas económicos globais mais desafiadores, no actual contexto. Foram igualmente destacados para este reconhecimento aspectos como a "corajosa agenda reformista em prol da renovação da confiança na economia de Angola e na mobilização de recursos para a transformação das infra-estruturas".

A ministra das Finanças participou na reunião anual do BAD em formato virtual, tendo o seu prémio sido recebido por uma representante no local do evento. Organizado pela revista African Banker e pela IC Events, em cooperação com a Business in Africa Events, o "African Banker Awards", é um evento que visa celebrar a excelência e as melhores práticas na banca africana, reconhecendo as personalidades e bancos que impulsionam o sector financeiro em rápida transformação em África.

Angola recebe assim, pela segunda vez o prémio atribuído a um Ministro das Finanças africano. O primeiro foi, em 2014, em que foi distinguido, na mesma categoria, o então ministro das Finanças Armando Manuel.