Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

BM e AFD disponibilizam crédito de 230 milhões USD para apoio aos produtores

QUATRO ANOS DEPOIS AGRICULTURA COMERCIAL RECEBE FINANCIAMENTO

Só para a construção de infra-estruturas de produção e comercialização serão disponibilizados 94,2 milhões USD, enquanto para a promoção e apoio ao desenvolvimento do agro-negócio estão disponíveis 78,8 milhões USD.

O Banco Mundial (BM) e a Agência Francesa para o Desenvolvimento (AFD) vão disponibilizar, através de uma linha de crédito, um financiamento de 230 milhões USD para os micro, pequenos e médios produtores em Angola.

Aprovada em 2018 pelo Banco Mundial, a iniciativa foi lançada recentemente no Huambo e tem como objectivo o apoio directo aos produtores e associações de camponeses daquela região no âmbito do "Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial (PDAC)".

Com esta linha de crédito de 230 milhões USD, de acordo com o coordenador do PADC, Estêvão Chaves, espera-se que haja mais produtividade e melhoria do acesso aos mercados por parte dos beneficiários, tendo em conta as queixas dos produtores. Numa primeira fase, segundo especialistas, o projecto vai ser direccionado para os micro, pequenos e médios agricultores, previamente seleccionados, visando o fortalecimento da produção e comercialização, bem como para o desenvolvimento de infra-estruturas para aumentar a produção, e para o reforço institucional e a melhoria do ambiente de negócios e gestão de projectos agrícolas.

Só para a construção de infra- -estruturas de produção e comercialização serão disponibilizados 94,2 milhões USD, enquanto para a promoção e apoio ao desenvolvimento do agro-negócio serão empregues 78,8 milhões USD. Já o Fundo de Garantia de Crédito vai ser contemplado com uma fatia de 20 milhões. O projecto contempla também a conexão rural de electricidade e para esta empreitada o Banco Mundial vai desembolsar 20 milhões USD.

(Leia o artigo integral na edição 678 do Expansão, de sexta-feira, dia 10 de Junho de 2022, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)