Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

A escassez tornou os preços incomportáveis para os agricultores, Governo está a subvencionar o preço dos fertilizantes

Visita do Presidente da República ao Uíge

Primeiro a escassez, depois os custos elevados dos fertilizantes levaram a que o Governo comparticipe nos custos dos agricultores. A agropecuária e a pesca familiar atravessam um tempo de crise, apesar disso, a Feira de Produção Agrícola do Uíge, que o Presidente da República visitou nesta quarta-feira, conta com cerca de 100 expositores e 70 toneladas de produtos agrícolas e piscatórios

No decurso da sua agenda de trabalho de dois dias na província do Uíge, o Presidente da República, João Lourenço, visitou nesta quarta-feira, 27 de Outubro, a Feira de Produção Agrária local, que teve lugar no jardim do Governo Provincial e que serviu para mostrar as potencialidades das "terras do bago vermelho".

Cerca de 100 expositores proveniente dos 16 municípios daquela província, dentre eles agricultores e cooperativas de produção agrária comercializaram pouco mais de 70 toneladas de bens alimentares do campo, como frutas, hortícolas, cereais, mandioca, batatas, feijão, jinguba, café e demais produtos da apicultura e agropecuária.

Os agricultores participantes da feira falaram que nos últimos tempos regista-se redução no nível da colheita, e apontaram como principais factores que dificultam o desenvolvimento do processo de produção agrária local, a inexistência de financiamento bancário, a falta de meios de escoação e falta de insumos agrícolas suficiente, sobretudo para campanha 2021/2022 que arranca já no próximo dia 4 de Novembro.

O director provincial da agricultura Eduardo Gomes disse ao Expansão que há falta de insumos agrícolas (sementes e fertilizantes), sobretudo para os fazedores da agricultura familiar, porque ainda não há no Uíge lojas de vendas desses produtos, logo muito poucos agricultores conseguem adquirir em Luanda.

"Para abertura da campanha 2021/2022, no próximo dia 4 de Novembro, está já garantido o apoio do ministério da Agricultura (MINAGRIP) com cerca de 50 toneladas de fertilizantes, quantidade insuficiente, que será vendida com preços subvencionados pelo Estado. Daí que os camponeses poderão adquirir o saco de 50 kg de adubos no valor de 5.000 kwanzas", garantiu o responsável da agricultura local.

Em função dos resultados da campanha agrícola 2019/2020 que apontaram ligeiros crescimentos de produção agrária, o MINAGRIP reconhece que a produção agropecuária e a pesca familiar têm enfrentado sérios desafios e dificuldades ao seu desenvolvimento.