Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Já há mesas de voto a fechar

Eleições 2022

As informações chegam de vários pontos do País, onde existem mesas de voto que já fecharam as portas. Mas também há muitas outras, em especial em Luanda, onde os cidadãos se mantém nas filas à espera de exercerem o seu direito

Os eleitores são admitidos para votar se chegaram até às 16h00. A essa hora o presidente da mesa de voto deslocou-se ao final da fila, se existisse, e referenciar aquele que será o último a votar. As mesas de voto fecham às 17h00 ou até o eleitor referenciado como sendo o último votar, ou em situações excepcionais, quando o último eleitor exercer o seu direito de voto (art.º105, ponto 4). Também as mesas de voto onde todos os cidadãos inscritos nos cadernos eleitorais votaram, devem fechar a sua actividade.

Segue-se agora o processo de contagem, que deve ser feita com a presença dos quatro membros das mesas e os delegados das listas concorrentes presentes. A contagem dos boletins de voto é feita de forma individual pelo presidente, que deve abri-lo, exibi-lo e fazer a leitura em voz alta. O registo é feito pelos escrutinadores, sendo que à medida que processo avança, os boletins são separados por lotes por partidos, por brancos e nulos, para que, no final, se possa conferir que a contagem escrita corresponde à contagem física.