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Programadores disponibilizam aplicativo de gestão de risco

MERCADO SEGURADOR RUMO À DIGITALIZAÇÃO

O aplicativo denominado I4B (Intelligence for Business ou Inteligência Empresarial) permite às seguradoras e aos tomadores de seguros realizar pagamentos, consultar histórico e realizar simulações para contratar uma apólice, fazer renovações, solicitar o cancelamento e até comunicar um sinistro.

Rumo à digitalização do mercado segurador, um grupo de programadores, sob gestão de Márcia Miguel Macedo, criou a I4B (Intelligence for Business ou Inteligência Empresarial) um aplicativo que vai permitir aos segurados e operadores do mercado várias operações via online. O aplicativo vai permitir aos segurados acesso à apólice, consultar o histórico, editar beneficiários, realizar o pagamento do seguro, solicitar o cancelamento e até comunicar um sinistro para a realização do atendimento.

"No negócio de seguros, como em qualquer outro sector da economia, há uma busca contínua por soluções para reduzir os custos das actividades e melhorar a eficiência dos processos de negócios. Portanto, o sistema garante um espaço único de informação, visto que as companhias de seguros geralmente são estruturas de holding complexas com um único centro administrativo e um grande número de divisões, então o aplicativo garante a escalabilidade, ou seja, traz custos aceitáveis de modernização", explica Massala Edgar, consultor da equipa de programadores da I4B.

O aplicativo está em conformidade com a legislação existente, nomeadamente cloud computing, controlo de apólices e sinistros, relatórios, atendimento ao cliente e CRM. O aplicativo poderá ser baixado por qualquer cidadão com o dispositivo móvel com o sistema android ou IOS com acesso à internet. "O ERP I4B contempla de forma detalhada as informações de controlo das apólices e sinistros, a entidade seguradora e a data de início do seguro. Assim garantimos, através deste controlo, que se evitem possíveis perdas financeiras e prejuízos oriundos de problemas legais".

De acordo com o consultor do projecto, o sistema vai ajudar as empresas a entender onde ganham dinheiro e onde perdem, assim como deixa claro a rentabilidade de cada apólice, produto ou carteira. Os clientes e os potenciais usuários terão acesso a uma série de funcionalidades para fazer toda gestão do plano, ou seja, desde a pesquisa, passando pela adjudicação / emissão da apólice, pagamentos, sinistros e renovações.

Quanto à digitalização do mercado segurador, o consultor lamenta que haja ainda muitos processos que poderiam ser digitalizados através da simplificação dos back office. A digitalização permitirá que as seguradoras sejam ágeis, rápidas e centradas no cliente, digitalizando todo o ciclo de vida do seguro, através de todos os canais, sistemas e operações.

De acordo com Massala Edgar, a ideia de criar um aplicativo surgiu com a criação da empresa em 2015, "quando se reuniu um grupo de 5 programadores para desenvolver uma aplicação para ajudar uma empresa de corretagem de seguros que enfrentava o mesmo problema que todas as pequenas empresas enfrentam: gerir bem os seus processos porque não tinham um sistema que se adequasse às suas necessidades".

(Leia o artigo integral na edição 698 do Expansão, de sexta-feira, dia 28 de Outubro de 2022, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)