Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Reino Unido anuncia fim da restrições para passageiros oriundos de Angola

Viagens para o Reino Unido

O Reino Unido anuncia o fim das restrições a passageiros oriundos de Angola que estejam completamente vacinados contra a covid-19 com as vacinas AstraZeneca, Covidshield, Pfizer, Moderna e a Johnson and Johnson (Janssen)

O Reino Unido anuncia o fim das restrições a passageiros oriundos de Angola que estejam completamente vacinados contra a covid-19.

A partir de hoje, dia 11 de Outubro de 2021, Angola e mais 46 países serão removidos da lista vermelhado Reino Unido. O que significa que os passageiros oriundos de Angola que tenham a vacinação completa contra a covid-19 e menores de 18 anos podem entrar no Reino Unido, para o efeito precisam apenas fazer um teste da covid-19 no segundo dia após a sua chegada ao Reino Unido, esclarece um comunicado da Embaixada Britância em Luanda.

Em detalhe: os passageiros oriundos de Angola para o Reino Unido que já têm a vacinação completa, terão agora de: estar completamente vacinados por uma vacina contra a covid-19, e as vacinas reconhecidas são da AstraZeneca, Covidshield, Pfizer, Moderna e a Johnson and Johnson (Janssen); agendar um teste no segundo dia após a sua chegada no Reino Unido (este é um teste pago); preencher o Formulário de Localização até 48h antes da sua chegada no Reino Unido.

E por completamente vacinados entenda-se que terão de ter a dose completa de uma das vacinas referida, as que estão reconhecidas pelas autoridades de Saúde do Reino Unido. Pede-se ainda o Certificado de Vacinação Digital Contra a covid-19, emitido pelo Governo angolano e, no caso, reconhecido pelas autoridades britânicas.

Caso o passageiro proveniente de Angola para o Reino Unido não tenha a vacinação completa, deverá, expica ainda o comunicado, fazer um teste RT PCR três dias (3) dias antes da partida para o Reino Unida; agendar e pagar para fazer o teste no segundo e oitavo dia após à chegada no Reino Unido, preencher o Formulário de Localização até 48h antes da sua chegada no Reino Unido, e quando chegar ao território deve fazer quarentena domiciliar por um período de 10 dias e realizar os testes previamente agendados no segundo e no oitavo dia.

No mesmo comunicado, o Reino Unido anunciou que 47 países foram retirados da chamada lista vermelha, mais restritiva, reconhecendo assim o governo liderado por Boris Johnson que há vísiveis progressos alcançados com os planos de vacinação em todo o mundo, no que significa um passo importante para "a abertura das fronteiras, estabilização das indústrias e para a segurança global", nas palavras de Jessica Hand.

E a embaixadora britanica em Luanda acrescentou ainda que "enaltece os esforços do Governo angolano no combate à covid-19" e pelo esforço em ampliar a campanha de vacinação, encorajando todos os que ainda não se vacinaram a fazê-lo.