Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendLifestyle

"Os economistas tendem a ignorar o longo prazo nas questões ambientais"

Nuno ALEXANDRE FRANCISCO DA CRUZ

A adopção de comportamentos ecologicamente correctos é o foco da Feira da Reciclagem, organizada pela Nação Verde. Apesar das dificuldades, a iniciativa deverá ser realizada de três em três meses, para sensibilizar a população e mostrar como se transforma o lixo.

Como surge a ideia da feira de reciclagem?
A feira de reciclagem surge a partir do projecto desenvolvido pela Associação Nação Verde, denominado "Meu resíduo, minha responsabilidade". Esse projecto visa sensibilizar e consciencializar a sociedade, no geral, a não deixar resíduos em locais impróprios, através de palestras, campanhas de sensibilização e consciencialização ambiental. O que nos motiva é sensibilizar e consciencializar as comunidades para a adopção de comportamentos ecologicamente correctos, de modo a banir a deposição de resíduos nos espaços públicos, em particular o plástico.

O que os visitantes encontraram na feira?
Todas as pessoas que visitaram a Feira de Reciclagem encontraram produtos feitos a partir de resíduos sólidos com mais incidência no plástico, mas também com resíduos electrónicos, e ecopontos da Associação Nação Verde. Tivemos ainda um autocarro com cinema, denominado "Lixo Maximba" da Vista Wast, operadora de recolha de resíduos, que passou filmes sobre o meio ambiente e resíduos sólidos para crianças, distribuiu livros infantis sobre meio ambiente e exibiu uma exposição sobre esta matéria da responsabilidade do nosso parceiro e patrocinador, a petrolífera Total.

Pensam em realizar a feira periodicamente?
A Associação Nação Verde pretende realizar a actividade de três em três meses, em vários pontos de Luanda, e posteriormente no resto do País. (...)


(Leia a entrevista integral na edição 549 do Expansão, de sexta-feira, dia 8 de Novembro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)