Lobito Atlantic Railway recebe primeiro lote de 100 vagões porta-contentores vindo da China
Os equipamentos integram o primeiro lote de uma encomenda total de 275 unidades fornecidas pela China Railway Rolling Stock Corporation (CRRC), maior produtora mundial de material ferroviário. Os novos vagões vão desempenhar um papel fundamental no transporte de cobre, enxofre e outras mercadorias entre Angola e a RDC.
A Lobito Atlantic Railway (LAR), empresa concessionária de infra-estrutura ferroviária e portuária, responsável pela gestão, operação e manutenção do corredor do Lobito, recebeu, esta semana, o primeiro lote de 100 vagões porta-contentores concebidos para o transporte ferroviário de minérios entre Angola e a República Democrática do Congo, de acordo com uma nota da instituição.
Os equipamentos, transportados a bordo de um navio da COSCO Shipping, representam a primeira fase de uma encomenda total de 275 unidades fabricadas pela gigante chinesa China Railway Rolling Stock Corporation (CRRC), maior produtora mundial de material ferroviário.
Segundo a LAR, os novos vagões serão colocados em operação imediata, já que "desempenharão um papel fundamental no transporte de cobre, enxofre e outras mercadorias compartilhadas entre os dois estados que operam ao longo da linha férrea".
"A entrega, insere-se numa estratégia mais ampla da LAR de modernização da infra-estrutura ferroviária, aumento da eficiência operacional e promoção do comércio transfronteiriço na região", aponta o comunicado
Assim, segundo a empresa concessionária do Corredor do Lobito, este é um mecanismo que vai apoiar o tráfego internacional de mercadorias e "reforçar a posição de Angola dentro da plataforma logística estratégica na África Austral, contribuindo assim para o desenvolvimento económico regional".