Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Interessados nas privatizações de 3 fábricas têxteis têm até dia 7 de Agosto para apresentar propostas

Luanda, Benguela e Cuanza Norte

O IGAPE - Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado anunciou que os interessados têm até dia 7 de Agosto para apresentar candidaturas à privatização das unidades industriais têxteis Comandante Bula, no Cuanza Norte; África Têxtil, em Benguela e a Textang, em Luanda.

Inaugurada, em 2013, a Textang, no município do Cazenga, Luanda, tem capacidade para produzir nove milhões de metros/ano de tecido diverso. A unidade dispõe ainda em stock de grandes quantidades de algodão e produto acabado.

A África Têxtil, localizada na zona industrial do Cavaco, em Benguela, chegou a exportar para Portugal e para a China, e no território nacional tem actualmente como principais clientes de produtos acabados a Clínica Girassol e o Hospital Sanatório do Huambo.

Inaugurada em 2013, mas nunca inaugurada a fábrica têxtil Comandante Bula, no Cuanza Norte, tem capacidade para produzir 180 mil peças/mês.

O Executivo quer apostar no sector têxtil, atendendo ao aumento populacional e ao facto do país ter despendido, em 2019, de 170 milhões de dólares para importar roupa nova e 65 milhões em roupa usada.

Estas privatizações serão na modalidade de cessão do direito de exploração, figura através da qual se transfere, a título oneroso e por determinado prazo o direito de exploração destas unidades, com todos os equipamentos de que já dispõem.