Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendWeekend

Grupo empresarial e mecenas cultural dstangola distingue Pepetela em parceria com o Camões

'Sua Excelência de Corpo Presente' vence 2ª edição

O romance de Pepetela, "Sua Excelência, de Corpo Presente" (Texto Editores, 2018) venceu, entre 20 candidatos, a segunda edição do Prémio de Literatura dstangola/Camões, que, de acordo com o júri, vem reafirmar o autor como "escritor de primeira água, angolano, africano e universal".

O prémio, no valor de 15 mil euros, será entregue, no Dia Mundial da Língua Portuguesa, 5 de Maio, no decorrer de uma cerimónia virtual.

Já em 2020 "a bravura" de Pepetela com o mesmo romance, valeu-lhe o Prémio Literário das Correntes d"Escritas, festival que reúne escritores de expressão ibérica na Póvoa de Varzim, norte de Portugal.

Irene Guerra Marques, linguista e professora na Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto, que presidiu ao júri dstangola/Camões enaltece em Pepetela "não apenas a sua actualidade", como a forma como "mantém jovem e lúcida a ironia, a crítica sociocultural e uma criatividade intensa, que acompanha os avanços e recuos da realidade angolana e até mesmo africana, no que diz respeito à realidade que vivemos ao Sul do Saara".

Irene Guerra e os restantes jurados, - o jornalista e escritor Carlos Ferreira (Cassé) e Manuel Muanza, professor auxiliar no Departamento de Língua Portuguesa no Instituto Superior de Ciências da Educação - consideram ainda "fundamental na obra do autor a sua condição de sociólogo para entender o aproveitamento literário que faz do conhecimento que domina para a sua criatividade e para o desenvolvimento e aprofundamento dos seus enredos".

Com uma narrativa intensa, pela escrita e pelos factos, que Pepetela conhece, pela participação activa no MPLA e mesmo na governação de Angola, após o 25 de Abril, em "Sua Excelência de Corpo Presente", o autor relata o que um presidente ditador, que acaba de morrer, vê a partir do seu próprio caixão, no decurso das cerimónias fúnebres. Com humor e sátira, o romance percorre os caminhos dos bastidores da política angolana, amores, sentimentos e a sociedade, em geral.

Pepetela nasceu em Angola, em 1941, frequentou o ensino superior em Lisboa, licenciou-se em Sociologia, em Argel, durante o exílio. Iniciou a sua atividade literária e política na Casa dos Estudantes do Império. Como membro do MPLA, participou activamente na governação de Angola, após o 25 de Abril. A partir de 1984, foi professor na Universidade Agostinho Neto, em Luanda, e tem sido dirigente de associações culturais, com destaque para a União de Escritores Angolanos e a Associação Cultural Recreativa Chá de Caxinde.

Há 25 anos que o dstgroup promove a literatura

O dstgroup é um grupo empresarial português, nascido em Braga, Portugal, nos anos 40, com atividade na área da engenharia e construção, ambiente, energias renováveis, telecomunicações, real estate e ventures, somando competências nas suas diversas empresas.

É um mecenas cultural, com um investimento considerável no apoio à cultura e à arte, tendo criado o marca building culture. Há quase 25 anos que promove o "Grande Prémio de Literatura dst", de âmbito nacional, que se junta a outras iniciativas de apoio e de incentivo à leitura no seio do grupo e junto da comunidade, tendo lançado em 2019 a I edição do "Prémio de Literatura dstangola/Camões".

O dstgroup tem a decorrer até 16 de Abril deste ano as candidaturas para a 3ª edição do Prémio de Literatura dstangola/Camões, dedicada a obras de poesia, publicadas em 2019 e 2020, sendo aceites títulos editados em suporte tipográfico e em suporte digital, e-book.

O prémio destina-se apenas a autores nascidos em Angola, residentes ou não, com obras publicadas no país ou no estrangeiro, nos dois anos anteriores, desde que em língua portuguesa.