Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Mercados financeiros mais optimistas

Semana de 16 a 28 de Abril

O preço do petróleo Brent, no mercado de Londres, recuou ligeiramente nos últimos sete dias, atingindo 66,52 dólares por barril no início da sessão desta quarta-feira. A descida dos preços tem por base a forte subida de casos da Covid-19 em várias regiões do mundo, como na Índia e no Japão, dois dos maiores importadores de petróleo do mundo.

Ainda no mercado petrolífero, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados surpreenderam o mercado, esta semana, ao terem decidido manter o seu plano de aumentar gradualmente a produção, o que reflecte a manutenção da previsão de recuperação da procura da commodity nos próximos tempos. Recorde-se que, na sequência da reunião anterior, o cartel havia acordado aumentar a produção diária em 350 mil barris entre Maio e Junho e 441 mil barris em Julho.

A semana ficou ainda marcada pela divulgação de bons dados económicos, o que ajudou a manter o optimismo em torno da recuperação da economia global. O destaque recai para os EUA, onde foi reportado um aumento do consumo de combustíveis, enquanto o índice de confiança dos consumidores disparou, em Abril, para um máximo de 14 meses, uma vez que a vacinação contra a Covid-19 e o estímulo fiscal adicional aprovado no País, permitiram a reabertura de mais empresas de serviços, impulsionando desta forma a procura e contratações.

Já nos mercados bolsistas, a semana foi de ganhos na Europa e nos EUA. A influenciar os investidores, estiveram os bons dados económicos e a expectativa de resultados trimestrais sólidos das empresas tecnológicas a serem apresentados na próxima semana. Na Ásia, os índices bolsitas caíram na generalidade devido ao aumento de novos casos da pandemia da Covid-19.

(Leia o artigo integral na edição 622 do Expansão, de sexta-feira, dia 30 de Abril de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)