Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Sonangol vende acções em blocos para pagar cash calls e dívidas

EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO

A Sonangol abre a 11 de Junho um concurso internacional para vender activos da sua principal unidade de negócios. O dinheiro vai servir para pagar dividas e para investir nos blocos em que a empresa está presente. Faz parte da estratégia para aumentar a produção de 2% para 10%.

As dividas da Sonangol, em especial relacionadas com os cash calls que servem para pagar as despesas mensais dos 37 blocos em que a petrolífera estatal detém participações estão na base da decisão da petrolífera nacional reduzir as participações que tem em oito blocos petrolíferos, apurou o Expansão.

Dos 38 blocos concessionados em todo o país, a Sonangol só não está presente no bloco 2/05 operado pela Somoil e cujo grupo empreiteiro é constituído apenas por empresas angolanas.

De acordo com fonte do Governo, na origem "do arranjo do portefólio da Sonangol está a necessidade de melhorar as condições financeiras da empresa".

De acordo com as demonstração de resultados provisórios da petrolífera em 2020, apresentados em Março deste ano, a divida financeira caiu 16% para 4.224 milhões USD.

Fontes do Expansão referem que face aos compromissos relativos aos cash calls e a outras dividas que "estão a asfixiar" a petrolífera, a venda de activos foi a solução encontrada para realizar capital para pagar esses compromissos e usar o remanescente para investir noutros blocos.

(Leia o artigo integral na edição 626 do Expansão, de sexta-feira, dia 28 de Maio de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)