Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

As explicações de Elizabeth Dias dos Santos

Mercado de ovos

A PCA da Fazenda Pérolas do Kikuxi, maior produtora de ovos do País, faz a análise da queda de produção do sector, que já produziu o suficiente para abastecer o mercado nacional

"O sector produtivo avícola nacional teve os seus melhores momentos de glória de 2014 a 2018, quando o nosso projecto atingiu os níveis reais da capacidade produtiva interna instalada. Não posso deixar de mencionar que esta melhoria do sector só foi possível, porque os pequenos produtores avícolas, estavam no seu pico de produção e o sector andava dentro do normal funcionamento da actividade. No entanto, factores externos já nos davam alertas que se não fossem asseguradas as condições ideias para o sector, não seria de todo possível mantermos o realismo, e nem optimismo.

Por razões, muito simples a Avicultura é conjunto de coisas, muito bem feitas! Para o sucesso das nossas produções, precisamos:

01. Escolher uma boa genética! Se não existirem pais saudáveis não será possível, gerarem filhos saudáveis! Assim também acontece na Avicultura.

02. Alimentação! Se não alimentarmos, bem as nossas crianças, teremos elas com um nível nutricional muito baixo. Levando em muitos casos, à morte. Também é assim na Avicultura.

03. Se não tivermos água pura, para dar de beber às nossas crianças, estas entram para um estado de cólicas e naturalmente levam ao enfraquecimento da criança. Também é assim no sector Avícola.

Traduzindo, nunca se deveria ter comparado o sector da Avícola às empresas de importação de peças de automóveis. Tratarmos processos de autorizações de reposição de bandos (genética animal, vacinas e premix) no mesmo tempo útil que uma empresa de rebuçados resultou naquilo que assistimos, hoje!

Com muita tristeza."

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo