Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

BNA anuncia corte de 1 ponto percentual na taxa directora de juros para 17,5%

Comité de Política Monetária

O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (CPM), decidiu cortar a taxa de juros directora (taxa BNA) em 1,0 ponto percentual para 17,5% face aos 18,5% anteriormente definidos, avançou o banco central.

O BNA decidiu, igualmente, bem como as taxas de Juro da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez de 19,5% para 18,5%, e manteve a Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez nos 16,5%.

"A decisão sobre as taxas de juro de política justifica-se pela desaceleração consistente da inflação, que em Dezembro superou o objectivo definido para 2025, bem como pela perspectiva de manutenção desta tendência nos próximos meses".

A taxa de inflação no final de 2025 fixou-se em 15,70%, reflectindo uma redução significativa, face aos 27,50% registados em 2024. Assim, segundo o banco central, a redução da inflação resultou, essencialmente, do aumento da oferta de produtos de amplo consumo, da melhoria das condições monetárias, reflectida no controlo da liquidez em circulação e na sua adequação à actividade económica, assim como da estabilidade cambial observada ao longo do ano.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo