Câmbio 'estacionado' nos 912 kwanzas por dólar há quatro meses
Este cenário volta a levantar dúvidas sobre as intervenções do BNA no mercado cambial, reavivando uma espécie de regime de câmbios fixo.
A moeda nacional está praticamente estagnada há quatro meses, desde que atingiu a barreira dos 912,0 Kwanzas por dólar, já que desde o início de Dezembro do ano passado apreciou apenas 0,03% face à moeda norte-americana, ao passar de 912,3 Kz para os actuais 912,0 Kz, de acordo com cálculos do Expansão com base na taxa de câmbio do Banco Nacional de Angola (BNA). Este cenário volta a levantar dúvidas sobre as intervenções do BNA no mercado cambial, reavivando uma espécie de regime de câmbio fixo, já que num mercado livre esta estagnação da taxa de câmbio não é vista como normal no mercado cambial.
O que define o valor da moeda nacional é a relação entre a oferta e a procura, mas na prática, não se tem cumprido na taxa de câmbio as regras de mercado, ou seja, quando a procura é superior à oferta de dólares, o kwanza deprecia. E vice-versa. Assim, passados quatro meses, o kwanza está parado. A moeda nacional apenas negociou acima dos 912,0 Kz no dos dias 21 e 22 de Dezembro quando atingiu 918,0 Kz por dólar, e depois a cair para 912,0 no dia seguinte. De lá para cá (até esta quarta-feira), o kwanza não aprecia nem deprecia. Apesar de ao longo dos meses o governador do BNA sublinhar que o banco central não tem interferido nesta
questão, várias fontes da banca contradizem dizendo que o supervisor bancário "tem uma mão invisível" que acaba por pressionar os bancos a não fazerem ofertas que considera "especulativas", o que tem impedido a depreciação da moeda nacional.
Ao contrário do que acontece com a moeda norte-americana, o câmbio do kwanza face ao euro apresentou variações ao longo destes meses. Desde que o início do ano, a moeda nacional depreciou 4% face ao euro, ao passar de 942,7 Kz por cada nota de 1 euro para os 987,0 Kz desta terça-feira (01 de Abril). Isto acontece porque a moeda da união europeia tem estado mais volátil face dólar nos mercados internacionais e a taxa de câmbio em Angola é definida pela sua relação com o dólar.
Cenário não é novo
A moeda nacional já ficou estagnada sete meses na barreira dos 820 Kz, entre Junho de 2023 e Fevereiro de 2024, depois de uma depreciação abrupta de 39% verificada em 2023. O afundanço teve início a 12 de Maio de 2023 e apenas abrandou a partir de 28 de Junho domesmo ano, naquilo que foi um mês e meio "infernal" para o País.
Assim, à semelhança do que aconteceu em 2023, após atingir mínimos históricos, quando o câmbio atingiu os 951,6 Kz por dólar, 01 de Outubro de 2024, o kwanza volta assim a estagnar.