Saltar para conteúdo da página

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Petróleo valoriza com conflitos geopolíticos

SEMANA DE 26 DE NOVEMBRO A 3 DE DEZEMBRO

O petróleo subiu com tensões geopolíticas e manutenção da oferta da OPEP+, enquanto as bolsas oscilaram, reflectindo cautela antes da decisão da FED e dados económicos dos EUA. O EUR/USD valorizou após subida da inflação na Europa.

O preço do barril de petróleo registou uma ligeira valorização semanal, com o Brent em Londres (referência para Angola) a ser negociado em cerca de 62,87 USD/barril até ao final da sessão de quarta- -feira. No mercado de Nova York, o WTI apresentava uma subida mais expressiva (2,30%), para perto dos 60 USD/barril.

As cotações beneficiavam, sobretudo, de factores como: a comunicação do governo russo sobre a falta de entendimento entre a Rússia e os Estados Unidos da América (EUA) relativamente a um eventual acordo de paz no conflito com a Ucrânia, após uma reunião de mais de cinco horas realizada na última quarta-feira.

Simultaneamente, durante a semana passada, foi relatado um ataque ucraniano a Infra-estruturas energéticas russas, responsáveis por cerca de 1% do abastecimento global de crude, o que levou à suspensão temporária de algumas operações.

Destacou-se igualmente, a intensificação das tensões entre os EUA e a Venezuela, após declarações recentes do presidente norte-americano referindo-se a um possível encerramento do espaço aéreo em torno do território venezuelano, sugerindo uma possível intervenção militar americana naquele país, que possui uma das maiores reservas de petróleo do mundo. Paralelamente, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (OPEP+) confirmou, recentemente, que deverá manter inalterado o nível actual da oferta conjunta até 1 de Abril de 2026, o que poderá ajudar a equilibrar com a procura global.

No mercado accionista, os principais índices registaram quedas, apesar de Dezembro ser tradicionalmente um mês positivo, com os investidores a adoptarem uma postura cautelosa antes da decisão da Reserva Federal dos EUA sobre um possível novo corte de juros. Até ao final da sessão de quarta-feira, o índice europeu, Euro Stoxx 600, perdia 0,10% para cerca de 575,83 pontos, ao passo que nos EUA, o índice de referência S&P 500 cedia 0,52%% para 6 812,63 pontos.

Os investidores aguardam pela divulgação de novos dados económicos relevantes sobre emprego, inflação e indústria, antes da reunião da FED agendada para a próxima semana. Por fim, o Índice Bloomberg Dollar Spot desvalorizou -0,70%, enquanto o par Euro/Dólar valorizou 0,79% face à semana anterior, para 1,17 dólares, numa semana em que foi comunicado um ligeiro aumento mensal na inflação de Novembro da Zona Euro, em 0,1 ponto percentual, para 2,2%, acima do esperado.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo