Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Angola vai construir 21 plataformas logísticas nos próximos 17 anos

Economia

O valor total da empreitada não foi revelado, mas o Estado vai apostar nas parcerias público-privadas para operacionalizar as plataformas.

O secretário de Estado para os Transportes Terrestres, Jorge Bengue, anunciou, esta semana, que o País vai construir, até 2038, 21 plataformas logísticas através de parcerias público-privadas (PPP). O responsável, que falava num workshop, em Luanda, promovido pala Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), em parceria com a Agência de Regulação e Certificação de Cargas e Logística de Angola (ARCCLA), revelou que já está em curso a construção de três plataformas logísticas, nomeadamente a do Luau (Moxico), Luvo e Soyo (Zaire) avaliadas em 445 milhões USD.

Jorge Bengue afirmou que para a operacionalização destes projectos, o MINTRANS lançou, recentemente, os concursos públicos, cujas propostas permitirão estabelecer as PPP para a concretização das acções a serem desenvolvidas no longo prazo. Além das três infra-estruturas já em construção, também fazem parte do pacote mais três plataformas prioritárias do sector dos Transportes que serão erguidas na Arimba (Huila), Caála (Huambo) e Lombe (Malanje).

Ao intervir no workshop sob o lema "Modelos das PPP para desenvolver projectos de plataformas logísticas em Angola no contexto do Corredor do Lobito", Jorge Bengue revelou que que estas infra-estruturas fazem parte de um programa ambicioso. O valor total da empreitada associada às 21 plataformas ainda não foi revelado, mas o secretário de Estado afirmou que a operacionalização do sector logístico em Angola já é uma realidade, com destaque para o Corredor do Lobito, cujo vencedor do concurso público para a gestão e exploração deste eixo ferroviário será conhecido nos próximos dias.

Com uma extensão de cerca de 1.340 quilómetros, o Corredor do Lobito constitui um dos exemplos mais evidentes do potencial do sector dos transportes e logística, tendo em conta a extrema importância que desempenha nas trocas comerciais em Angola e noutros países da região. As plataformas logísticas podem também desempenhar a função de pontos de conexão entre áreas de produção, especialmente do sector do agro-negócio aos mercados doméstico e regional ou internacional. As instalações de logística podem ainda realizar uma série de operações para processar mercadorias e funcionar como motor para o crescimento económico.