Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

African bank of Oman prepara-se para iniciar actividade em Angola e já tem aval do BNA

Novo banco no sistema financeiro angolano

O African bank of Oman (ABO) é o novo banco autorizado pelo Banco Nacional de Angola (BNA) a exercer actividade bancária no País, segundo apurou o Expansão. De acordo com o banco central, o African bank of Oman encontra-se em processo de início de actividade com o registo nº72.

Com este registo a banca nacional volta a contar com 22 instituições bancárias, já que o VTB África se encontra em fase de liquidação, após a dissolução voluntária dos accionistas.

Importa realçar que em Dezembro de 2024, o Ministério das Finanças de Angola assinou, em Mascate, capital do Sultanato, um memorando com o Banco de Investimento de Omã para colaboração em instrumentos financeiros e emissão de dívida soberana. Além do memorando, os dois países assinaram um acordo para aquisição de participações nas minas diamantíferas de Catoca e Luele.

Oficialmente, sabe-se apenas que a participação da Alrosa em Catoca era de 41% (a Endiama possuía os restantes 59%), enquanto a Sociedade Mineira de Catoca detinha 50,5% do Luele e a Endiama 44,5%. Reform, com 4%, e Instituto Geológico de Angola (IGEO), com 1%, detêm participações minoritárias.

Em actualização

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo