Banco Atlântico na corrida para comprar o BBVA em Portugal
O BBVA recebeu recentemente quatro propostas vinculativas para vender a sucursal em Portugal, estando a analisar as ofertas do Crédito Agrícola, do Santander Totta e dos angolanos Banco Atlântico e Banco Internacional de Crédito (BIC).
De acordo com o jornal espanhol "El Confidencial", citado pelo site angolano "Angonotícias", a do Crédito Agrícola é a que mais interessa ao presidente do BBVA, Francisco Gonzaléz. A decisão ainda não está tomada, mas o Crédito Agrícola é considerado o "candidato principal", tendo apresentado a oferta que "mais agrada" ao banco espanhol, de acordo com a notícia.
Em Março, o banco espanhol anunciou a sua intenção de vender os activos, que nos últimos anos registava prejuízos, em Portugal.
O "El Confidencial", de acordo com o Angonotícias, revela que o negócio do BBVA em Portugal está avaliado entre 207 milhões de euros (27,4 mil milhões Kz) e 381 milhões de euros (50,4 mil milhões Kz), mas que o valor da operação pode situar-se em torno dos 500 milhões de euros (66,2 mil milhões Kz).
Actualmente, a estrutura do BBVA Portugal é composta por 83 agências e 750 colaboradores, quando em 2007 eram 109 balcões e o quadro de pessoal contava com 820 colaboradores. Os seus activos totalizam 5.471 milhões de euros (menos de 1% do total do banco espanhol) e o banco no ano passado apurou prejuízos de 107 milhões de euros.
Expansão/Angonotícias