Forever Living Angola aposta em marketing para subir vendas
Angola é actualmente o quinto maior mercado da marca de vendas em rede em África. Companhia quer facturar 2,1 mil milhões Kz este ano, mais cerca de 12% face a 2014, e para isso vai promover acções de marketing em rede e nos media.
A Forever Living Products Angola, sucursal da Forever Living Products International, vai apostar este ano em acções de marketing para promover junto da população os seus produtos, nomeadamente nas áreas da educação e saúde preventiva, revela o director-geral, que quer ver as vendas crescerem a dois dígitos este ano.
Em declarações ao Expansão, Geraldo Calala explica que a empresa, especializada na venda em rede, tem operado nestas áreas de actuação, mas admite que há necessidade de mais divulgação. "Precisamos de publicar mais os nossos serviços nos meios de comunicação social, para melhor educarmos a população sobre doenças preventivas", explica.
Nos planos está ainda o lançamento de uma revista mensal, a partir de Setembro deste ano, que contará com conteúdos sobre saúde e empreendedorismo. Também a aposta em marketing em rede vai ajudar a promover as acções, afirma, sublinhando que esta forma de divulgação é "um conceito moderno" já utilizado pela empresa para a comercialização dos seus produtos. O marketing em rede, ou multinível, sublinha, movimenta, em termos globais, negócios equivalentes a 27% e 24% do PIB dos EUA e do Japão, respectivamente.
"A sua eficácia é de tal forma reconhecida, que o conceito está a ser leccionado na Escola de Administração de Harvard e em outras universidades", garante. A empresa tem actualmente 100 mil empreendedores de Luanda registados, tendo os municípios do Cazenga, Viana e Cacuaco o maior número de elementos. Até 2016, deverá haver registos de empresários do Huambo.
De acordo com o modelo de negócio da Forever, os clientes que compram, usam e vendem os produtos da marca usufruem de "grandes vantagens", ganhando bónus pela aquisição dos produtos. Além de poderem ter um desconto na compra e lucros nas vendas dos produtos, recebem bónus mensais sobre as aquisições, duas viagens internacionais por ano e participam na divisão de lucros anuais da empresa.
"Temos distribuidores que fazem mais de 100 mil USD por ano. Muitos vendiam, por exemplo, água fresca e bolinhos, e hoje ajudam no crescimento da empresa e a si próprios", explicou. A empresa facturou no ano passado 1,8 mil milhões Kz (15 milhões USD) e espera até ao final do ano em curso chegar aos 2,1 mil milhões Kz (17 milhões USD), um crescimento de cerca de 12%. "O conceito começa a ser percebido como uma oportunidade válida de negócio", disse, acrescentado que "a medicina nutricional vai liderar a medicina, seja em tratamentos de doenças crónicas e degenerativas, seja nas abordagens preventivas", esclareceu.
Desde 2005 no mercado angolano, a Forever Living Products Angola é actualmente o quinto maior mercado da marca em África, sendo a Nigéria o primeiro, seguindo-se África do Sul, Costa do Marfim, Quénia, Ruanda, Burundi e Tanzânia.