Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Frotcom Angola apresenta novas soluções tecnológicas

Gestão de Frotas

As soluções encontram-se já implementadas em diversos países, onde a empresa marca presença, estando neste momento a ser apresentadas e reforçadas no mercado nacional.

A Frotcom Angola, empresa de gestão de frotas baseada na tecnologia de Sistema de Posicionamento Global (GPS), apresentou recentemente duas novas soluções tecnológicas no mercado nacional.

Trata-se do eco-driving, sistema que visa a analisar o comportamento do condutor na via, e de uma solução de gestão de tarefas, para controlar a actividade dos condutores e seus ajudantes.

Segundo o director geral, António Barros, que falava à imprensa no final da semana passada, no evento bianual da empresa, que decorreu sob o tema A contenção de custo é uma oportunidade, estas soluções contribuem para um melhor controlo de custo das frotas, bem como uma melhor prestação de serviços aos clientes.

"O nosso objectivo passa por continuar a inovar e a disponibilizar em Angola ferramentas modernas e adaptadas às necessidades do mercado", acrescentou.

A empresa, segundo o director, disponibiliza actualmente ferramentas que contribuem para a redução dos acidentes de viação em cerca de 70%, aumentando assim a disponibilidade e segurança dos condutores e das viaturas.

O gestor explica ainda que as referidas soluções encontram-se já implementadas em outros países onde a empresa opera através da Frotcom Internacional, estando neste momento a ser apresentadas e reforçadas em Angola.

Questionado sobre o investimento implementado nestes equipamentos, assim como o número de dispositivos existentes no mercado, António Barros, preferiu não revelar valores.

A Frotcom Angola conta actualmente com uma carteira de 340 clientes, incluindo empresas como Biocom, Hipermercado Kero, Sonangol, Lactiangol, Oliva de Angola, AutoSueco, Insulana, assim como a Tensai.

Os preços praticados dependem do número de veículos constituídos pela empresa (cliente). Para uma empresa que tem na sua frota cerca de três carros, podem variar entre os 2 mil USD a 10 mil USD, exemplificou.

Questionado sobre a carência de divisas no mercado, o gestor disse que tal situação não influencia os preços praticados pela Frotcom, mas admitiu que "acaba por dificultar" a importação de equipamentos.

Sobre a facturação registada no ano passado e as perspectivas para este ano, o gestor não avançou dados, mas garantiu que, desde o surgimento da empresa no mercado nacional, tem tido um crescimento significativo assim como uma estratégia muito bem definida.

Desde 2007 no mercado nacional, a Frotcom Angola tem escritórios localizado em Luanda (Talatona), Cabinda e Benguela, e emprega 12 pessoas 90% das quais angolanas. A nível mundial, tem 300 colaboradores directos e indirectos.

A Frotcom marca presença em mais de 37 países.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo