Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Venda em bolsa do segundo maior banco faz disparar abertura de contas custódia

4.222 CONTAS ABERTAS ESTE ANO

Os meses de Junho e Julho registaram aumentos significativos no número de contas abertas justificado pela nova Oferta Pública de Venda (OPV) das Acções do Banco de Fomento Angola (BFA) prevista para o próximo mês de Setembro.

O número de contas custódias abertas nos primeiros sete meses deste ano cresceu 32% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Central de Valores Mobiliários de Angola (CEVAMA). Até Julho deste ano, a CEVAMA registou um total de 4.222 contas custódias abertas, mais 1.020 do que nos primeiros sete meses do ano passado, quando tinham sido registadas 3.202 contas.

O aumento do número de contas abertas é justificado pela nova Oferta Pública de Venda (OPV) das Acções do Banco de Fomento Angola (ver página 30). Normalmente, o número de contas abertas tende a crescer nos meses que antecedem as OPVs. Assim, com o anúncio da venda das acções do BFA para Setembro deste ano, os meses de Junho e Julho registaram aumentos significativos no número de contas custódia abertas. Para se ter uma ideia, enquanto nos meses de Janeiro a Maio o número de contas esteve sempre abaixo de 565/mês, em Junho chegaram a atingir 699 e em Julho 913.

A conta custódia é uma conta que identifica os titulares de títulos ou outros instrumentos financeiros registados na CEVAMA, que tem como objectivo a guarda, manutenção e administração dos activos financeiros em nome de terceiros, para transaccionarem no mercado regulamentado (BODIVA). A conta é aberta mediante assinatura de um contrato de intermediação, com bancos comerciais, bancos de investimento, bancos múWltiplos, corretoras de valores e distribuidoras de títulos autorizadas pela Comissão do Mercado de Capitais (CMC).

A ÁUREA é o agente de intermediação com o maior número de contas abertas nos últimos sete meses, com um registo de 1.446 contas, sendo que este agente concentra uma quota de 34% do total de contas abertas na CEVAMA. Segue-se a BFA Capital Markets (BFACM) e a Lucrum trust com 1.205 e 626 contas, respectivamente.

Por outro lado, os bancos comerciais que tinham até final deste ano para transferirem os serviços e actividades de investimento para as Sociedades Correctoras e Distribuidoras de Valores Mobiliários, viram o prazo prorrogado para Dezembro de 2030. Isto devido à complexidade da transição, a ainda existente necessidade de desenvolvimento da capacidade institucional das sociedades correctoras e a manutenção da estabilidade operacional do mercado.

No entanto, os bancos que tinham o maior volume de negócios de investimentos transferiram as suas actividades para Sociedades Distribuidoras de Valores Mobiliários detidos pelos próprios bancos, como é o caso do BAI com a AUREA e o BFA com o BFACM. Juntos, a AUREA e a BFACM detêm 63% das contas abertas nos últimos sete meses.

Ainda assim, no primeiro semestre, quatro bancos registaram a abertura de novas contas. Entre estes o Standard Bank com 50, o Access com 11, o Yetu com 8 e o Banco Valor registou duas contas novas. O que implica dizer que ainda mantêm actividade.

De acordo com dados da CEVAMA, já foram abertas desde 2021, cerca de 77.510 contas custódia, mas é importante lembrar que a maioria das contas não qualquer activo, e não registam movimentos desde que foram abertas, já que a maior parte é aberta em períodos específicos quando são anunciadas OPVs. E depois, se o investidor não consegue adquirir as acções que pretendia, a conta fica parada.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo