Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

General Dino reduziu a participação na Puma Energy a 5%

PROCESSO ESTÁ CONCLUÍDO

A Trafigura negociou um complexo acordo de reestruturação financeira, comprando 10% da participação do general Dino.

O Grupo Cochan, liderado pelo General Leopoldino Fragoso do Nascimento "Dino", reduziu a participação que tem na Puma Energy a 5%, numa estratégia que visa atrair capital para os investimentos do grupo, informou ao Expansão o CEO do Grupo Pumangol, Ivanilson Machado.

Concluída a operação, a estrutura accionista do grupo Pumangol passa ter a seguinte configuração: Trafigura com 59%, Sonangol com 20%, Grupo Cocham 5% e a Puma Energy detém os restantes 16%. A Sonangol já anunciou que pretende alienar a sua participação na Pumangol, num processo previsto para arrancar este ano ao abrigo do programa de privatizações.

Entretanto, de acordo com os jornais internacionais, a trafigura não vai ficar com os 10% que comprou ao general Dino, devendo vendê-los à Puma Energy, de modo a evitar consolidar a Puma nas suas contas.

Em entrevista ao Expansão, o CEO do Grupo Pumangol informou que a operação de venda de 10% das acções de um dos accionistas angolanos à Trafigura já foi concluída. "Uma das empresas angolanas, parceiras da Puma Energy, após redefinir a sua atenção noutras partes do seu negócio e ter expressado interesse num evento de liquidez, concordou em vender parte da sua comparticipação para passar agora a deter 5% de participação na estrutura accionista da Puma Energy", asseverou sem entretanto avançar uma data. De acordo com o gestor, a mudança. (...)


(Leia o artigo integral na edição 573 do Expansão, de sexta-feira, dia 8 de Maio de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo