Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Menores de idade com acesso a cartão de débito com gasto limitado

ABERTURA DE CONTAS COM NOVAS REGRAS

Com as novas regras, o BNA pretende que as instituições financeiras bancárias estejam em conformidade com as exigências de prevenção e combate ao branqueamento de capitais, assim como o financiamento do terrorismo, indo de encontro às boas práticas do mercado internacional.

As novas regras de abertura e movimentação de contas bancárias determinadas pelo Banco Nacional de Angola (BNA) permitem que os menores de idade possam ter contas de depósito em bancos, abertas por representantes legais, com acesso a cartões de débito com limite de movimentação, contrariamente ao que acontecia até hoje onde apenas era permitida a abertura de contas poupança.

Os menores de idade que agora podem ser titulares de contas de depósitos terão acesso a um cartão de débito com limite de movimentação acordado entre o banco e o seu representante legal. Ou seja, o menor a partir dos 14 anos pode ter um cartão, mas "os movimentos estão limitados aos valores máximos diários acordados entre a instituição financeira bancária e o representante legal do menor no acto de solicitação do cartão".

Nestas contas tituladas por menores não é permitido a contratação de crédito ou a disponibilização de outros instrumentos de pagamento, diferentes do cartão de débito.

As novas regras que se enquadram nas exigências legais e regulamentares sobre a prevenção e combate ao branqueamento de capitais, financiamento do terrorismo e proliferação de armas de distribuição em massa, determinam também os procedimentos para abertura de contas a pessoas não residentes, que "devem ser devidamente identificadas, independentemente da sua moeda de denominação".

A abertura de conta bancária pode ser feita ainda com ou sem a presença do cliente, com recurso a meios de comunicação à distância, por pessoas singulares, colectivas, e residentes, em Kz ou moeda estrangeira. Existindo ainda a possibilidade de abertura de conta pela via de entidades terceiras com competência contratual atribuída legalmente, mas a entrega de fundos com origem em conta titulada por pessoa diferente do cliente apenas deve ser aceite mediante a apresentação de uma justificação credível.

(Leia o artigo integral na edição 711 do Expansão, de sexta-feira, dia 10 de Fevereiro de 2023, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo