Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Sodiam lança leilão online de 35 diamantes especiais com mais de 10,8 quilates

Processo de licitação electrónica encerra a 26 de Junho

A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes (Sodiam) anunciou a realização de um novo leilão internacional de diamantes brutos, que decorrerá em formato online e contará com a comercialização de 35 pedras especiais com peso igual ou superior a 10,8 quilates, em parceria com a Trans Atlantic Gem Sales.

De acordo com um comunicado da empresa, as sessões de visualização dos lotes decorrem entre os dias 22 e 25 de Junho, nas instalações da sede da Sodiam, em Luanda. O processo de licitação electrónica encerra a 26 de Junho, às 10h00.

O leilão é dirigido exclusivamente a clientes previamente registados na base de dados da Sodiam e com experiência comprovada na comercialização de pedras especiais. Entre os lotes disponibilizados constam 35 diamantes de grande dimensão e um lote do tipo run-of-mine, que corresponde à produção total extraída da mina antes da sua classificação.

As pedras em leilão têm origem em dez operações mineiras do país. A mina do Luele lidera a oferta com 12 diamantes, seguida pela Catoca com 11. O Mussende participa com quatro pedras e o Lulo com duas. As minas da Calonda, Cuilo Kwenda, Kaixepa, Cuango, Somiluana e Mucuanza contribuem com uma pedra cada.

Segundo a Sodiam, a participação está reservada a convidados registados, aos quais será disponibilizado um pacote detalhado contendo as condições e procedimentos do leilão.

Este será o 17.º leilão de diamantes brutos promovido pela Sodiam desde 2019. O mais recente realizou-se em Março deste ano e permitiu à empresa arrecadar cerca de 25,8 milhões de dólares com a venda de 74 pedras especiais de diamantes brutos colocadas em licitação.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo