Zap, DSTV e Tv Cabo perderam mais de 35 mil clientes em 2024
Esta perda de clientes já é maior desde 2021, quando o sector foi arrasado pelas Tvs comunitárias e a crise económica. Com o crescimento dos dispositivos ligados à "net"" e o surgimento do streaming e de aplicativos de difusão piratas , que ainda são difíceis de controlar , a queda da Tv tradicional tende a aumentar.
O consumo da televisão tradicional está a cair em todo mundo e em Angola esta tendência começa a ganhar corpo com o aumento de dispositivos conectados à internet que garantem o acesso às plataformas de streaming e aos aplicativos piratas que transmitem canais de televisão através da net, denominadas de IPTV.
Assim, as plataformas piratas, que têm pacotes mais diversificados de conteúdos a preços mais baixos "roubaram" às três operadoras do mercado (ZAP, a DSTv e a Tv Cabo) 35.131 clientes, equivalentes a quase 100 clientes por dia durante o ano passado, de acordo com cálculos do Expansão com base no relatório anual de estatística do Instituto Angolano das Comunicações (INACOM) de 2024.
Já é a maior perda de assinantes desde 2021, quando o sector foi arrasado pela crise económica e pelas "TVs comunitárias", que subtraíram perto de 300 mil clientes às operadoras de televisão em Angola. Entretanto, os tempos mudaram e os piratas também, visto que acompanharam a evolução tecnológica.
Se antes eram neces sárias centenas metros de cabos de televisão, boxes (descodificadores) e antenas para a captação do sinal, hoje basta apenas um aplicativo ou uma equipamento simples cuja base é a internet para piratear os canais de televisão.
Com este novo conceito pirata, que se tem tornado um negócio milionário no mundo inteiro, quem mais sofre com a queda da TV por assinatura é o segmento de televisão por cabo, que inclui um pacote de televisão e internet integrada, que tem perdido clientes todos os anos desde 2021, no caso de Angola. Em 2024, este segmento distribuído pela Zap (Finstar) e pela TV Cabo Angola, caiu quase 22% para 95.341 clientes.
Já a televisão por satélite, que comercializa apenas pacotes com canais de televisão, teve uma queda ligeira de 0,4% para 1,91 milhões de assinantes durante o período em análise. No global, o número de assinantes de televisão caiu quase 2% para 2,01 milhões de assinantes, quando comparado ao ano de 2023.
Leia o artigo integral na edição 832 do Expansão, de Sexta-feira, dia 27 de Junho de 2025, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)