Zarpante: A alternativa ao Kickstarter em português
Tal como o Kickstarter ou o IndieGoGo, a Zarpante também permite o financiamento de projectos através do crowdfunding e é focado em áreas como a música, artes plásticas, literatura, design, audiovisuais, teatro e sustentabilidade.
Nunca o financiamento em massa, ou crowdfunding, esteve tão popular como actualmente: só em 2013 deverá representar movimentações na ordem dos 5,1 mil milhões de dólares, ou quase o dobro dos valores registados em 2012 (2,7 mil milhões). Ao todo existem cerca de 536 plataformas em todo o mundo, havendo crowdfunders em mais de 160 países, segundo afirma a Zarpante em comunicado.
Os valores para financiamento poderão variar conforme o projecto ou a meta a atingir: desde apenas 20 euros até 14 mil euros, "quanto mais pessoas se interessarem pelo projecto mais alta poderá ser a sua meta financeira". Este projecto foi criado em 2011 pela franco-portuguesa Anne-Charlotte Louis e pelo brasileiro Henrique Moretzsohn de Andrade, e introduz - quando comparado a outros projectos semelhantes - alguma flexibilidade.
"Para projectos criativos, funcionamos por degraus; para projectos sociais, funcionamos como bolsas de captação", afirma. O Zarpante também conta com o apoio do Instituto Camões e acolhe actualmente cerca de cinco projectos à procura de financiamento "em massa". Desses cinco projectos, dois estão ligados ao cinema, um relaciona-se com animação e sustentabilidade, outro actua no ramo social e educativo e o último é dedicado ao teatro.
telemoveis.com