Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Cerca de 48% dos trabalhadores do sector financeiro são mulheres, maior parte está na banca

Diz Banco Nacional de Angola

O sector bancário absorve grande parte dos colaboradores do sistema financeiro, consequentemente o maior número de mulheres. Contabilizando os colaboradores dos orgãos de supervisão, a banca emprega 7.746 mulheres, os seguros 356 e o mercado de capitais 156.

O sector financeiro angolano é composto por um total de 17.117 colaboradores que asseguram o seu funcionamento, entre os quais 8. 217 são do género feminino, representando assim, 46% do total de colaboradores.

As estatísticas foram apresentadas esta quarta-feira, 22, pela administradora executiva do Banco Nacional de Angola (BNA), Maria Juliana Fontes Pereira, durante o Fórum sobre a Liderança Feminina no Sector Financeiro, realizado em Luanda.

O sector bancário absorve grande parte dos colaboradores do sistema financeiro, consequentemente o maior número de mulheres. Contabilizando os colaboradores do regulador e os regulados, o sector bancário emprega 16.062 colaboradores dos quais 7.746 são mulheres (46%), seguido dos seguros que empregam 699 colaboradores, com 306 senhoras representando 43%. Já o mercado de capitais conta com 356 colaboradores sendo que dos quais são 165 mulheres.

Quanto aos órgãos decisores, nos supervisores, a Comissão de Mercado de Capitais (CMC) tem o maior número, com quatro mulheres na gestão de topo, segue-se o BNA tem três e a ARSEG com uma mulher na Administração. Do lado dos supervisionados, 32% dos colaboradores da gestão de topo são mulheres no sector bancário, 21% no sector dos seguros e 19% no mercado de capitais.

Entretanto, de acordo com a ministra das Fianças Vera Daves de Sousa, que fez o acto de encerramento do evento, "o sistema financeiro está entre os mais igualitários na sociedade, na dimensão do seu capital humano".

Participaram do evento membros do Conselho de Administração do BNA, CMC e ARSEG, membros do Executivo Angolano, Deputados à Assembleia Nacional, representantes de instituições financeiras e convidados de distintos organismos sociais. A abertura foi feita pela Primeira Dama da República de Angola, Ana Dias Lourenço.