Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Em cada 100 operações na rede multicaixa cerca de 44 são simples consultas

CONSULTAS DISPARAM 62% PARA 447,5 MILHÕES DE OPERAÇÕES

São várias as vezes que as pessoas recorrem aos ATM"s para consultar os seus recebimentos e o saldo da conta. Este exercício é realizado maioritariamente na véspera de pagamentos dos salários.

O número de consultas na rede multicaixa (que engloba as operações em ATM"s, TPA"s, Multicaixa Express e Internet Banking) cresceu 62% para 447,5 milhões de operações no primeiro semestre do ano, face ao período homólogo, e representam 44% das operações totais na rede, ou seja, em cada 100 operações na rede multicaixa 44 são consultas . Isso significa que os clientes bancários fazem mais consultas do que, por exemplo, levantamentos e pagamentos.

Grande parte das consultas são de saldo da conta, com 342,9 milhões de operações (77%), seguida da consulta das movimentações da conta (22%). As consultadas de IBAN e o pedido de levantamento sem cartão representam apenas 1%, cada. São várias as vezes que as pessoas recorrem aos ATM"s para consultar os seus recebimentos, sobretudo, o salário. Este exercício é realizado maioritariamente no final e no início de cada mês, ou seja, na véspera de pagamentos dos salários.

Para o economista Wilson Chimoco trata-se de um problema de falta de comunicação entre os gestores de recursos humanos e as finanças dos organismos públicos. "No geral, as consultas reportadas estão identificadas e localizadas. São de funcionários públicos e realizam-se nos últimos e primeiros dias de cada vez, por conta da recorrente alteração das datas do processamento salarial".

Já o Nelson Prata, presidente da ACONSBANC, defende que o modo de combater-se esse fenómeno das consultas constantes tem de haver um trabalho de sensibilização por parte dos bancos, bem como adopção de medidas que possam contribuir para a mudança de atitude por parte dos clientes.

"Para os clientes que ainda não usam os canais digitais (que representam a maioria) continuarão a recorrer aos ATM"s para fazerem consultas e outras operações além de levantamentos. Não podemos nos esquecer que grande parte das relações de consumo ocorrem no mercado informal, e os pagamentos são quase exigidos que sejam feitos em cash, o que também coloca uma forte pressão nos ATM"s", apontou.

No total foram feitas mil milhões de operações na rede. Além das consultas que representam 44% das operações por finalidade, estão as compras (25%), seguida dos levantamentos (11%), pagamentos (10%), transferências (7%) e outras operações (3%).

Levantamento sem cartão cresce

Nos últimos anos a quantidade de levantamentos sem cartão tem estado a crescer e já valem 18% do total de operações de levantamentos na rede multicaixa, que engloba os levantamentos com cartão multicaixa, sem cartão e em TPA"s. No primeiro semestre foram levantados 277,8 mil milhões Kz, em 19,8 milhões de operações sem cartão, o que corresponde a 18% do total de levantamentos da rede. O levantamento sem cartão é uma funcionalidade disponibilizada pela rede multicaixa que permite aos clientes, bancarizados e não bancarizados, a realização de levantamentos de numerário em caixas automáticas, sem a necessidade de um cartão físico. Segundo constatou o Expansão, muitas famílias usam este mecanismo para disponibilizar dinheiro paras os filhos com menor idade, ou como espécie de transferência para pessoas com necessidade de ter dinheiro físico, sem precisar de transferir directamente para uma conta bancária, já que muitas vezes as transferências levam em média um dia a serem concretizadas, quando são feitas de contas para bancos diferentes.

Assim, até o primeiro semestre do ano haviam 11,1 milhões de cartões multicaixa válidos, 191.406 TPA"s e 3.720 ATM"s activos.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo