Expansão recebe pela 11ª vez consecutiva o prémio Marca Superbrands
Na edição deste ano foram premiadas 43 marcas, divididas em duas categorias, sendo que 11 destas receberam a distinção pela primeira vez. Foram reconhecidas quatro Personalidades de Excelência.
O Expansão voltou a ser distinguido pela Superbrands Angola, este ano na categoria Cooporate, ao lado de instituições como a Academia BAI, Authentic, DHL, Epic Sana Luanda, Espaços, Novo Jornal, Grupo Carrinho, Grupo Cosal e Sistec. Esta categoria premeia as organizações que actuam na dimensão do negócio (business-to-business). Na categoria Geral, marcas relevantes para os consumidores, foram distinguidas a Aliança Seguros, Alimo, Angomart, Best, Bom Dia, Bonita, Casanova, Centro Óptico, Elephant Bet, ENSA, Fazenda Filomena, Fidelidade, Flodent, Fresmark, Germol, Luanda Medical Center, Midea, Mitsubishi, Mono, Orion, Patriota, Premier Bet, Primavera, Puma, Rádio Mais, Special, Tio Lucas, TPA, Ultra, Unitel, Valinho, Yolo e ZAP.
"Das 43 Marcas distinguidas, existem 11 que foram reconhecidas pela primeira vez como Marcas de Excelência. Todas estas marcas têm um forte impacto não só no mercado angolano, mas também na própria economia e na sociedade, sendo o nosso propósito reconhecê-las e destacar o seu papel no País", explicou Pedro Diogo Vaz, Country Manager da Superbrands Angola, que acrescentou: "a selecção das Marcas de Excelência é feita de forma idónea, independente e transparente, através de um estudo realizado junto dos consumidores, conduzido em parceria com a Key Research, e de uma avaliação do Conselho Superbrands, composto anualmente por profissionais influentes e representativos do sector".
Pela primeira vez, a Superbrands premiou também as Personalidades de Excelência, segundo uma lógica explicada por Pedro Diogo Vaz: "Porque acreditamos que o conceito de marca é muito mais do que uma visão comercial de empresas, já que as pessoas e profissionais também se podem tornar marcas de relevo, este ano distinguimos igualmente as personalidades angolanas que mais se têm destacado, nas categorias de Música, Influenciadores Digitais, Desporto e Locutores de Rádio".
Neste 1.º ano foram distinguidos Juddy da Conceição na categoria "Influenciadores Digitais", Pérola, na categoria "Música", Salú Gonçalves, na categoria "Locutores de Rádio" e Gelson Dala, na categoria "Desporto".
Um dos momentos altos da gala deste ano foi a premiação do Grupo Amizade com o Prémio Superbrands Solidária, pelo seu trabalho solidário junto das crianças e jovens angolanos de classes mais desfavorecidas, actuando nas áreas da saúde, protecção social e educação. Esta é também uma tentativa da organização em valorizar projectos que pela sua dimensão humana e solidária, contribuem para um mundo melhor.
O tema da edição deste ano da Superbrands Angola foi a "Relação entre a Arte e as Marca", tendo como inspiração um dos maiores símbolos da nossa cultura, a escultura "O Pensador". "Com este conceito, pretendemos não só homenagear o legado cultural de Angola, mas também destacar a influência das marcas na construção do futuro do país, incentivando a reflexão e a acção positiva. As empresas alcançam sucesso quando fazem as suas equipas felizes, os seus clientes e parceiros satisfeitos. Pretendemos reconhecer isto e estimular que aconteça diariamente, incentivando também as marcas a abraçarem a sua natureza reflexiva, transformando-a num impulso de avanço, criando uma presença mais significativa e impactante no mundo", explicou o country manager da Superbrands Angola.