Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Prémios de 116 mil milhões kwanzas com o sector petrolífero a valer 43%

Resultados do primeiro semestre

Seguros petrolíferos, de saúde e de acidentes valem 2/3 dos prémios arrecados pelas seguradoras no primeiro semestre, 73 mil milhões kwanzas. O ramo automóvel vale apenas 6% do mercado, não chega aos 7 mil milhões kwanzas. A ENSA lidera com uma quota de 66,2% dos recebimentos nestes primeiros seis meses, seguido pela Sanlam com uma participação de 13,8%

O sector dos seguros emitiu prémios brutos avaliados em 116 mil milhões Kz no I semestre de 2021 de acordo com os dados publicados pela Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG), 50% do total de 2020, o que significa que nestes primeiros seis meses do ano, o mercado mantém-se estável. Estes resultados não permitem uma comparação directa com I semestre do ano passado, pois, recorde-se, é o primeiro resultado semestral publicado na história da ARSEG.

O seguro de risco petroquímico foi o que mais contribuiu com uma percentagem de 43% do total, 48 mil milhões Kz, seguido do ramo doenças (seguros de saúde) com uma percentagem de 30%, 34 mil milhões Kz, e do ramo acidentes (maior quota são os acidentes de trabalho mas engloba outros como os de responsabilidade civil) com 10% e um valor de 10 mil milhões Kz.

(Leia o artigo integral na edição 644 do Expansão, de sexta-feira, dia 01 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)