Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Expansão Mercados

Barril de petróleo a 63 dólares, 24 acima do valor referência para o OGE 2021

Especialistas apontam para 70 USD ainda este ano

Fevereiro parece ter animado os mercados, com o barril de brent a valer entre 62,94 e 63,70 dólares, esta terça-feira, depois de em Janeiro rondar os 55 USD.

A perda de confiança que a Covid-19 acentuou a partir de Fevereiro de 2020, parece inverter-se e Angola, que vive muito sustentada nas exportações de petróleo, regozija-se com este novo fôlego, animada pela visão dos especialistas na matéria que falam de recuperação, prevendo que o preço do barril este ano possa atingir os 70 dólares e até mais.

O País começa a olhar para esta recuperação na perspectiva de uma folga orçamental. Contas feitas, com o barril a 63 USD, quando o valor usado como referência para o OGE 2021, foi de 39 USD, estamos a falar de mais 24 USD.

Apesar da volatilidade dos mercados em tempos incertos pelo corte da produção determinada pela OPEP e pela pandemia, que diminuiu drasticamente o consumo, o vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak, afirma que o mercado global de petróleo está a caminho de recuperação e que o preço do barril este ano pode atingir uma média de 45 a 60 dólares. A Rússia é, recorde-se, o maior produtor do grupo OPEP+, que integra os países exportadores da OPEP e um grupo de países não alinhados liderados pela Rússia, que detém um posicionamento geoestratégico bastante relevante no mercado petrolífero.

O efeito pandemia nos mercados foi colossal tendo desvalorizado o barril a valores que chegou aos 40 dólares negativos, em Nova York no mês de Abril do ano passado.

Recorde-se que o início da crise do petróleo aconteceu em 2014, ano em que o barril baixou da barreira dos 100 USD, tendo atingido valores até aí imprevisíveis, 20 dólares em 2016.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo