EXPANSÃO - Página Inicial
Empresas & Mercados
Principais Notícias
Em Destaque
Descida dos preços do petróleo vai anular ganhos recentes de Angola, alerta consultora
Angola e Zâmbia estão entre as nações africanas com maior risco de poderem vir a enfrentar novos constrangimentos nas balanças de pagamentos, provocado pelo agravamento das trocas comerciais, que vão perder fôlego com nova descida do preço do barril do petróleo.
Capital Economics aponta para fraca recuperação das economias da África subsaariana
Últimas Notícias
Subscreva a newsletter diária
Top
Outras Secções
Ruto anuncia venda da Kenya Pipeline através de uma IPO
O plano de privatização das primeiras 11 empresas e activos do Estado a privatizar, num total de 35 activos, foi bloqueado, em 2023, pelo Tribunal Superior, após queixas contra a Lei das Privatizações aprovada nesse ano. William Ruto avança com a venda de activos públicos, quando eclode nova vaga de protestos mortais.
ÁfricaIncumprimento no PROPRIV triplica para 23 mil milhões Kz
O incumprimento das rendas fixas e variáveis dos activos privatizados até à data já representa 4% do valor do PROPRIV, sem contar com o swap da Puma Energy. Empresas estão com dificuldades para honrar o acordo. Outras fazem "finca-pé" ao IGAPE, para pagarem com créditos que têm sobre o Estado.
Empresas & MercadosRefinaria de Cabinda continua sem sinais de vida
A última data para a entrada em funcionamento da Refinaria de Cabinda, no início do segundo semestre de 2025, foi anunciada pelo PCA da Sonangol, Sebastião Gaspar Martins, no final de Fevereiro, durante a tradicional conferência de imprensa anual da petrolífera angolana. Esta foi a sétima previsão apresentada pelos diversos responsáveis, incluindo o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, e gestores da Gemcorp, empresa que detém 90% do capital do empreendimento.
AngolaTrês seguradoras vão distribuir 8.962 milhões Kz em dividendos
O banco BAI e o Estado são os accionistas que vão mais receber dividendos no sector segurador em 2024. Ainda assim, o valor a distribuir é muito inferior ao que os bancos angolanos têm distribuido aos seus accionistas, um sinal que a dimensão do sector segurador ainda é muito pequena.
Empresas & MercadosPreços da saúde crescem 6% no centro da cidade e caem 2% nos bairros
Existe uma enorme diferença nos preços dos produtos e serviços prestados no centro da cidade e nas periferias de Luanda devido à disparidade na qualidade dos serviços prestados e dos profissionais nos diferentes estabelecimentos. No centro o serviço tem melhor qualidade em relação aos bairros.
Angola