Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Expansão Mercados

Expectativas aumentam dias antes da reunião da OPEP

Expansão Mercados

As expectativas em relação a esta reunião são elevadas e a possibilidade da OPEP vir a desapontar poderá colocar em risco a actual trajectória ascendente do preço do crude nos mercados.

O Brent transaccionava próximo do nível máximo do último ano (acima dos 63 USD por barril) a meio da semana com os investidores a aguardarem pelo resultado da reunião da OPEP do próximo dia 30. As expectativas em relação a esta reunião são elevadas e a possibilidade da OPEP vir a desapontar poderá colocar em risco a actual trajectória ascendente do preço do crude (+11% desde o início do ano). Por enquanto, a maioria dos investidores não parece colocar esse cenário em cima da mesa, apostando que o cartel e os seus parceiros irão prolongar o prazo do actual acordo de corte de produção para além de Março de 2018.
A principal questão que se coloca é saber se haverá consenso entre todas as partes em relação à duração do prolongamento do acordo. Vários países já fizeram saber que são a favor de prolongá-lo até final de 2018, mas houve também quem questionasse a duração da extensão do prazo. É o caso da Rússia que sugeriu recentemente ser ainda cedo para definir um novo prazo.

(Leia o artigo na integra na edição 449 do Expansão, de sexta-feira 24 de Novembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo