Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Expansão Mercados

Mais de 80% das empresas não tiveram apoio da banca

Impacto da Covid-19

Apenas 15,9% das empresas beneficiaram de apoios, durante a pandemia, revelam os resultados do inquérito do Banco Nacional sobre o Impacto da Covid-19 nas Pequenas e Médias Empresas, referente ao mês de Novembro de 2020.

Das 452 empresas inquiridas, 84,1% declararam não ter recebido nenhum apoio das autoridades e da banca. Sendo que a burocracia é o principal entrave na obtenção de apoio.

Com a pandemia, várias empresas viram o seu volume de negócio cair, com quebras de facturação que, nalguns casos, chegaram a 50%. Muitas destas esperavam encontrar respostas no sector bancário e das autoridades. Todavia, de acordo com os resultados do inquérito do BNA, só 15,9% da amostra beneficiaram de apoios: adiamento do pagamento das contribuições fiscais e contributivas (6,6%), acesso a novas linhas de financiamento ( 5,6%) e moratória de pagamento de crédito (3,5%).

Metade das empresas que receberam apoios actuam nos sectores da captação, tratamento e distribuição de água e saneamento, 37,5% dos apoios foram para a agricultura e pesca, o sector dos transportes e armazenagem recebeu 26,7% e a indústria transformadora 25,9%.

Das instituições inquiridas, 198 são micro empresas, 178 pequenas empresas e 76 médias. O comércio é o sector mais representado, com 26,8. Um universo de 13,1% faz parte de outras actividades de serviços, 11,9% são da indústria transformadora, 10,6% da agricultura e pesca e as actividades de consultoria científica, técnica e similares ocupam 7,5%. De acordo com a pesquisa, 74,8% das empresas consideraram enfrentar dificuldades financeiras, com destaque para a falta de liquidez que corresponde a 27,7% da amostra.

(Leia o artigo integral na edição 609 do Expansão, de sexta-feira, dia 29 de Janeiro de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo