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Danone luta com Chobani pelo mercado de iogurte grego

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A Chobani fez com que os americanos se interessassem pelo iogurte grego. Agora, a Danone quer introduzi-lo em produtos como molhos e sobremesas, numa tentativa de destronar a líder do mercado.

 

Após ter sido apanhada de surpresa - a Chobani tornou-se a líder de vendas de iogurte grego dois anos depois de lançar seu primeiro produto -, a maior fabricante de iogurte do mundo espera recuperar sua liderança em lacticínios com sua marca Dannon Oikos.

Com fotos de edifícios antigos nos pacotes e depois de um anúncio veiculado no Super Bowl com o actor americano de ascendência grega John Stamos para ressaltar seu carácter helénico, a Oikos cresceu 165% nos primeiros cinco meses do ano, segundo a empresa de pesquisa Mintel.

Conquistar o mercado norte- -americano de iogurtes, no valor de 7,6 mil milhões USD (741 mil milhões Kz), significa ganhar em grego: o produto representará mais da metade de todas as vendas de iogurte nos EUA dentro de seis meses, conforme estima a Bernstein. Para ficar à frente, a Danone está a vender molhos com sabores como picles e cebola francesa e está a testar o gelado de iogurte da Oikos para expandir a marca.

A recuperação fez com que os investidores ficassem de olho na Danone. As acções da empresa caminham para seu melhor rendimento anual desde 2006, superando o valor de rivais maiores como a Unilever e ou a Nestlé, cujo crescimento de vendas a Danone também superou no primeiro semestre. As acções da Danone aumentaram 15% este ano, dando à companhia um valor de mercado de 48,5 mil milhões USD (4,7 biliões Kz).

O que aconteceu nos EUA mostra a perseverança da Danone, disse Jon Cox, director de consumo da Kepler Cheuvreux, que recomenda comprar as acções. Depois de não prever a tendência do iogurte grego, a Danone demonstrou que, quando vê um problema, age rapidamente.

Os problemas da Danone começaram em 2007, quando a Chobani misturou frutas e outras coisas saborosas no iogurte grego. Desde então, conquistou os clientes com sabores como café com chocolate amargo e figo com tempero de laranja.

O alto conteúdo em proteínas do iogurte grego faz com que o produto sacie mais rapidamente e ele quase não tem gordura - embora possa custar o dobro de um iogurte normal. Apesar da diferença de preços, em 2011 a Chobani já possuía 15% do total do mercado de iogurtes, segundo a empresa de pesquisa Euromonitor International, e quase metade do mercado de iogurte grego, conforme a Bernstein.

A participação da Danone no mercado de iogurtes caiu de 40% em 2010 para 35% em 2011, segundo a Euromonitor. Como Chobani é praticamente sinónimo de iogurte grego nos EUA, Bill Chidley, vice-presidente da Interbrand Design Forum, afirma fazer sentido expandir a marca Oikos para novas categorias de produtos.

Bloomberg / Expansão

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