GE inicia em Angola formação de futuros líderes de África
A General Electric África, GE, anunciou recentemente uma parceria que pode ascender aos 5 milhões USD (487 milhões Kz), com a Academia de Liderança Africana (ALA), sediada em Joanesburgo.
A intenção é ajudar a transformar o continente, identificando, desenvolvendo e aproximando a próxima geração de líderes africanos.
De acordo com a responsável sénior de recursos humanos da GE, Tamla Oates-Forney, a empresa está entusiasmada com esta parceria única com a ALA, cuja missão está alinhada com o compromisso da GE África para o desenvolvimento de líderes não apenas de África para África, mas também para toda a GE a nível mundial.
Tamla Oates-Forney considerou este investimento inicial como o começo de uma caminhada que tem como ponto de partida Angola para posteriormente expandi- la para toda a África Subsariana.
Para o presidente executivo da GE África, Jay Ireland, este é um investimento na futura geração de líderes africanos e nas competências necessárias para o desenvolvimento deste continente. Estamos a falar de jovens excepcionais que terão a oportunidade de adquirir valências e qualificações académicas para poderem alcançar longas carreiras de sucesso, refere.
Por sua vez, o vice-presidente e director de relações estratégicas da ALA, Frank Aswani, mostrou gratidão pela parceria com a GE. Agradecemos à GE pelo seu compromisso com a prosperidade de África e pelo investimento no maior trunfo de África, a sua juventude. Isto irá permitir-nos expandir as nossas operações, seleccionar e admitir mais alunos, e apoiar o seu crescimento e desenvolvimento ao longo da vida.
Ao fazê-lo, estamos a cumprir a nossa missão de transformar África, identificando, desenvolvendo e aproximando a próxima geração de líderes africanos. O investimento da GE inclui a participação no financiamento do programa pré-universitário de dois anos da ALA, no programa do ano sabático, e em novos programas de estudos em instituições de ensino superior aprovadas.
A GE também irá disponibilizar estágios e emprego para os seus estudantes pós-graduados e outros graduados da ALA, para lhes dar a tão necessária experiência de trabalho. A academia, localizada em Honeydew, Joanesburgo, admitiu os seus primeiros alunos em 2008 e tornou-se a principal instituição pan-africana com foco no desenvolvimento da liderança empresarial entre os jovens.
A ALA tem cerca de 550 jovens líderes na sua rede, tendo os seus estudantes ganho várias bolsas para estudar nas melhores universidades mundiais, como é o caso da London School of Economics, no Reino Unido, Harvard, Stanford e Duke, nos Estados Unidos, e da Universidade de Toronto, no Canadá.