Clientes da Pomobel já fazem compras pela Internet
Raul Mateus, Presidente da República, Novos, Nesta, DE, Centro-Sul do País, Centro-Sul, Expansão, Pomobel, País, Huambo, Luanda, InternetO objectivo, segundo o responsável da empresa, é estar mais próximo dos clientes, poupando-lhes esforços, “e foi uma experiência de sucesso na última quadra natalícia”.
O responsável da Pomobel fez saber que o novo serviço, a ser consolidado este ano, está a ter um feedback positivo por parte dos clientes, justificando a sua afirmação como grande volume de venda de cabazes efectuados por esta via, na última quadra festiva. 'A Pomobel online é uma política inovadora que visa colocar os nossos serviços cada vez mais próximos dos cidadãos, onde o cliente, a partir de casa, pela Internet, toma contacto com os produtos disponíveis em nossas lojas, faz o pagamento e aguarda as compras sem casa', explicou.
Fazendo, ao Expansão, um balanço da actividade desenvolvida pela empresa que administra há 18 anos, Raul Mateus adiantou que em 2010 as atenções estiveram também viradas para o sector agro-pecuário, onde se está a investir, sobretudo, na produção de cereais, com perspectivas de abranger, também, a criação de gado bovino, como forma de sustentar a rede de distribuição interna da empresa. Para tal, revelou, nesta altura as áreas em que se pretende executar os projectos, no Centro-Sul do País, estão a ser desmatadas, assim com o está já em curso o processo de aquisição de equipamentos.
O empresário recordou que o País tem um grande potencial agrícola e importa muitos produtos com potencial de produção interna. 'Acredito que, com o recente discurso do Presidente da República - que apela para uma maior aposta no empresário do nacional, e aos bancos para que adoptem uma política mais a certa da em relação aos juros - os nossos projectos serão concretizados.'
Em tempo de balanço
Outro segmento de actividade que arrancou, apenas a 25%, no ano que acaba de terminar é o da camionagem. Segundo a fonte, dos 100 camiões projectados, a frota funcionou apenas com 15, 'como consequência das elevadas taxas de juro praticadas pelos bancos comerciais, aliadas à grande dívida pública de que a empresa é credora', considerando, por esta razão, que 2010 não foi de todo um ano positivo para a Pomobel. Nesta altura em que as vias se abriram e que é possível haver uma maior circulação de pessoas e mercadorias, explicou, a empresa vem apostando no sector de distribuição alimentar, assim como na recolha da produção interna, como sustentáculo da sua rede de supermercados, o que exige uma frota de transportes bastante alta. 'Os parâmetros para qualquer empresa impõem a consolidação dos projectos em carteira. Tínhamos, por exemplo, previsão de efectuar, em 2010,uma série de investimentos internos, que só não foram concretizados devido às altíssimas taxas de juro dos bancos, que nos obrigaram a contar apenas com os nossos rendimentos, boa parte deles cativos em dívidas públicas', afirma, acrescentado que, 'enquanto não forem saldadas estas dívidas, muita coisa ficará atrofiada'.
Como perspectivas, e sem avançar valores, Raul Mateus anunciou para 2011 a edificação de uma central frigorífica e um matadouro com tratamento e distribuição de carnes, bem como de outros produtos frescos. Prevê-se ainda para os próximos tempos, de acordo como sócio-administrador da Pomobel, a construção de um hipermercado e um centro comercial, em Luanda, assim como se perspectivam investimentos em novas áreas de negócios e a expansão da rede de supermercados para outras províncias, com primazia para as da região Centro-Sul, que se vão juntar às de Luanda e Huambo.