Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Banco Central Europeu prepara-se para reduzir a compra de activos do Pandemic Emergency Purchase Programme

Conselho de Governadores do BCE e deve decidir pela redução da compra de activos

O Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) reúne esta quinta-feira, dia 9 de Setembro, e os analistas antecipam que haverá uma redução dos estímulos criados devido à pandemia da covid-19.

O Conselho de Governadores do Banco Central Europeu reúne-se com os mercados a anteciparem uma redução do volume da compra de activos do Pandemic Emergency Purchase Programme (PEPP).

Além da redução do volume de compras do PEPP, os analistas esperam que o BCE reitere a natureza temporária do aumento da inflação e forneça mais detalhes sobre o novo quadro estratégico relativo à implementação da política monetária, anunciado em 08 de Julho.

"Dado o contexto actual, parece difícil ao BCE justificar a manutenção do ritmo mais elevado de compras de activos decidido em março no âmbito do PEPP" porque as condições financeiras na zona euro são agora mais favoráveis, com os juros de longo prazo a caírem na sequência das tensões observadas no segundo trimestre, enquanto as expectativas de subidas de juros se deslocaram para o horizonte de 2024?, afirmou Franck Dixmier, Global CIO Fixed Income, Allianz Global Investors (AllianzGI).

Contudo, um artigo do Lloys Bank refere que "a visão central no BCE será provavelmente mais cautelosa, com mais peso atribuído aos riscos relacionados com a variante delta e indicações de que o crescimento global pode estar a ser moderado".

Em relação às novas previsões do BCE, analistas afirmam que as do crescimento e da inflação deverão ser revistas em alta para este ano, mas que o argumento "transitório" da inflação a médio prazo irá provavelmente prevalecer.

Em Junho, as projeções do BCE apontavam para um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,6%, 4,7% e 2,1% em 2021, 2022 e 2023, respetivamente, e para que a inflação se situasse em 1,9%, 1,5% e 1,4% no mesmo período.

Os mercados também esperam que o BCE esclareça o novo quadro estratégico relativo à implementação da política monetária, anunciado em 08 de Julho, que inclui uma nova meta simétrica de inflação de 2% (em vez de "abaixo, mas perto dos 2%").