Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Pico das taxas de juro da Fed poderá ficar acima do esperado, admite Jerome Powell

Banco Central dos EUA

Os responsáveis da Fed publicaram as suas últimas previsões em Dezembro e vão atualizá-las na reunião de 21 e 22 de Março.

O presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, garantiu esta terça-feira ao Comité dos Assuntos Financeiros do Senado dos Estados Unidos da América que o pico da taxa final provavelmente será maior do que era esperado, ultrapassando os 5,1%, o nível que os responsáveis da instituição consideravam até agora o limite. Os investidores apostam agora num aumento em 50 pontos base na reunião deste mês.

"Apesar de o comité ter baixado o ritmo dos aumentos das taxas de juro nas duas últimas reuniões, estamos preparados para aumentar novamente o ritmo se necessário", revelou Jerome Powell, acrescentando que espera que o pico da taxa directora seja mais elevado do que se antecipava.

A razão do endurecimento do tom prende-se com a inflação mais alta do que se estimava. "As pressões inflacionistas continuam fortes e a inflação continua bem acima do objetivo de 2% [da Reserva Federal]", indicou.

Os responsáveis da Fed publicaram as suas últimas previsões em Dezembro e vão atualizá-las na reunião de 21 e 22 de Março.

Depois de várias subidas mais fortes das taxas de juro, a Fed abrandou o ritmo nos últimos meses e da reunião mais recente, no início de Fevereiro, saiu um aumento de 25 pontos base.