Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

Estórias de recrutamento pelo olhar da Liderança

CAPITAL HUMANO

Por vezes, os processos acabam por ficar pendentes, não avançam porque o perfil que se pretende preencher não é realista. Por vezes, há muita dificuldade em clarificar quais são de facto os critérios mínimos aceitáveis. Ser realista quanto ao perfil que se pretende contratar é o primeiro passo.

"Tenho uma pilha de CVs para analisar e não sei por onde começar"

"Não é uma prioridade a análise de CVs, os RH devem fazer esse processo"

"Com o suporte dos RH conseguimos preencher a vaga em aberto!"

"Estou tão entusiasmado/a com os CVs que tenho para analisar" "

Estes CVs não correspondem às minhas necessidades!

Os RH não conseguem fazer o seu trabalho"

Deixem que conte algumas estórias

a. Durante meses procurei responder às solicitações dos RH para fechar um processo de recrutamento. Sim, meses! Demasiado tempo para esperar por um especialista tão importante para a organização. Vi CVs, entrevistei candidatos, participei em painéis e fui inclusive a universidades apresentar a nossa área para eventualmente poder contratar potenciais bolseiros. Mas o perfil que necessito, simplesmente continua em aberto. No, entretanto, tivemos de investir internamente na formação de dois colaboradores, para os preparar para o futuro e tenho percebido que esta mudança tem-me permitido obter excelentes resultados dentro da equipa. Estão a sentir-se mais envolvidos e interventivos, dando sugestões e trazendo valor. Eu consegui compreender que, às vezes, basta mudarmos a forma como encaramos o problema e nos permitimos fazer de forma diferente. Afinal, a situação acabou por ser ultrapassada não com a contratação de uma pessoa nova, mas com a aposta nos colaboradores existentes. E realizado com todo o suporte da Direcção de Recursos Humanos.

b. Sempre que me pedem para estar presente em entrevistas, analisar currículos é sempre um processo moroso. Deveria ser responsabilidade dos Recursos Humanos apresentar-me a lista final, pois eu não tenho tempo para estar a perder neste processo e o que preciso é que me apresentem um bom candidato o mais rapidamente possível.

c. A complexidade dos processos de recrutamento são intermináveis, os candidatos passam por tantas fases e entrevistas que até fico admirado quando aceitam a nossa proposta. Se não mudarmos a forma como trabalhamos, não conseguimos fechar os nossos processos.

d. Adoro a importância que na nossa organização se dá ao processo de recrutamento, pois é fundamental para podermos encontrar as pessoas que estejam alinhadas à missão, valores e à cultura da nossa organização. Se não tivermos disponibilidade em ouvir os candidatos, conhecê-los e apresentar a nossa Organização, não vamos estar a fazer o nosso trabalho. Sim é verdade somos exigentes, mas é com esse trabalho que temos identificado colaboradores comprometidos e que estão totalmente alinhados com os nossos valores. Adoro fazer parte de todos estes processos, venham mais!

Permita-me que partilhe a minha experiência de quase 25 anos a lidar com os processos de recrutamento e selecção e com lideranças:

01. Envolvimento - é fundamental que as lideranças estejam envolvidas e comprometidas com o processo de recrutamento e selecção. Não é uma responsabilidade única dos RH, mas de ambos. A forma como estão ou não disponíveis para definir os perfis de função, seleccionar CVs, entrevistar candidatos, realizar pareceres técnicos, dar feedback atempado, contribui e muito para o sucesso ou insucesso de uma contratação.

02. Suporte mútuo - Representamos a mesma organização, apenas colaborando é que há maior sucesso no processo de recrutamento e selecção na identificação da melhor pessoa.

03. Clareza do que se pretende - Por vezes os processos acabam por ficar pendentes, não avançam porque o perfil que se pretende preencher não é realista. Por vezes, há muita dificuldade em clarificar quais são de facto os critérios mínimos aceitáveis. Ser realista quanto ao perfil que se pretende contratar é o primeiro passo.

04. Alinhamento com os valores da Organização - começa pelas hierarquias, são a segunda cara visível do processo. A primeira é a área de RH que interage directamente com o candidato. A mensagem que a liderança passa deve estar claramente alinhada com a cultura e valores da organização.

05. Comunicação - importante dar feedback à área de RH, para que em consenso sejam tomadas as necessárias acções nos diferentes estágios de um processo de recrutamento. Se não houver comunicação fluida entre ambos, irá contribui para a morosidade e por vezes até a perda de um potencial bom colaborador.

O sucesso depende da forma como nos posicionamentos desde o início do processo. A liderança é fundamental para a boa conclusão deste processo. Esteja envolvida e interessada, traga soluções, mas respeite o trabalho dos recursos humanos. O trabalho em colaboração será o elemento crucial para que se consigam alcançar os resultados desejados.

Uma nota final, são estórias e não histórias. Foram aqui apresentadas estórias pois aqui apresentadas são ficcionais, mas será que estão assim tão longe da realidade?

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo