Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

Que tipo de líder precisa?

CAPITAL HUMANO

Ser líder é ser visionário, é ter visão helicóptero, é ser capaz de enfrentar e tomar decisões difíceis, ser líder é ser capaz de comunicar, é ter a competência de motivar, ser líder é ser democrático, flexível, autoritário, realista... Ser líder é tudo isto e muito mais, desde que ajustado, adequado às circunstâncias e às realidades.

"Sem visão, sem paixão, não há concretização, apenas a rotina e permanente execução... Ser líder é ser visionário, ser líder, é ter a capacidade de ter visão helicóptero, ser líder é capaz de enfrentar e tomar decisões difíceis, ser líder é ser capaz de comunicar, ser líder é ter a competência de motivar, ser líder é ser democrático, flexível, autoritário, realista... Ser líder é tudo isto e muito mais, desde que ajustado, adequado às circunstâncias e às realidades. Porque ser líder é um processo contínuo de aprendizagem"

Escrevi este texto há cerca de 5 anos para um artigo publicado aqui no Expansão. Mas considero um excelente ponto de partida para a reflexão de hoje, quando falamos sobre a liderança e que tipo de líder necessita? Líder visionário é o que me inspira, mas será que é aquele que preciso sempre? Não. Ser um líder inspirador pode levar-me a querer ir mais longe e muitas das vezes até ultrapassar os meus limites, seguir alguém por aquilo que diz, mas mais importante por aquilo que faz, pelas suas causas, pela forma como partilha o seu conhecimento, o seu saber, o seu propósito. E até porque um líder inspirador é aquele que nos leva a segui-lo/a sem que seja necessário solicitar que o/a sigam.

Mas também necessito de um líder com foco, com empatia, com capacidade de tomada de decisão, que me oiça, que me dê objectivos e que, acima de tudo, me permita fazer, aprender com o erro e voltar a criar. Que tenha confiança nas minhas acções e decisões, que me respeite e que não me diferencie por ser Mulher.

Ao longo da minha carreira profissional, descobri que nem sempre tive os líderes que necessitava para determinado momento, mas aprendi com todos eles a capacidade de compreender o estilo de liderança que gostaria de aplicar, pois aprendo todos os dias que nem sempre o que queremos é aquilo que necessitamos. Tudo depende dos momentos em que nos encontramos na nossa vida, mais disponíveis e com energia total, ou com os desafios normais de responsabilidades familiares acrescidas pela existência de crianças ou familiares ao seu cuidado, por limitações relacionadas com saúde, seja qual for o seu momento de vida, encare como um desafio e aprendizagem e aquilo que necessita é claramente diferente também. Pode ter necessidade de maior apoio, um líder coach poderá ser o estilo perfeito para o apoiar, ou apenas um líder orientado para a tarefa, onde o que valoriza são os resultados e os prazos, mas também pode ser necessário ter um líder directivo.

Ora, vejamos, em situações de risco de vida, é necessário um líder com "sangue-frio", ou seja, capacidade de rápida tomada de decisão, foco, estratégia, capacidade de comunicação, mas acima de tudo directivo, também empático e orientado para resultados. Os resultados estão sempre presentes. Afinal, se não soubermos para onde caminhar de que forma podemos saber que estamos no caminho certo? As organizações solicitam-nos resultados, KPI`s, sucesso, e ter as competências para conseguir concretizar torna-se, por isso, fundamental.

E nestas situações o que se necessita? Colaboração, trabalho em equipa, capacidade de dizer não, gestão do stress e das prioridades. Cumprir objectivos é importante, mas envolver, motivar as suas pessoas é fundamental. Por isso, são os vários estilos de liderança que fazem parte de uma liderança de sucesso, mesmo no líder que eu necessito, ele deve ter a consciência de qual o melhor estilo para aplicar, mantendo acima de tudo valores e integridade.

Os Líderes procuram sempre tomar as melhores decisões para as suas organizações, pessoas e para si. O maior desafio de um líder é, de facto, apresentar os melhores resultados, o maior desafio do líder é motivar as suas pessoas, o maior desafio do líder é manter-se motivado. Um líder motivado faz a diferença positiva na organização, um líder esclarecido, sabe o que se lhe é exigido, um líder formado tem as competências técnicas, comportamentais necessárias para desempenhar o seu trabalho de forma adequada e ajustada.

Mas é também necessário que as organizações permitam que os seus líderes ajam como tal, se posicionem como tal, lhes atribuem as condições para tal. Pois o sucesso do líder será e deverá ser o sucesso da organização. Líderes precisam-se e líderes que queiram liderar com o coração e com a razão, encontrando a harmonia necessária.

Que balanço faz do tipo de liderança que tem ou que é? Que tipo de líder necessita? Que tipo de líder precisa para o poder fazer crescer? Se for um líder, a sua liderança é aquela que gostaria que as suas pessoas e a sua organização tivessem? Porque um líder tem de ter consciência da sua liderança e do impacto que causa nos outros.

Tenha o cuidado de ouvir o seu coração, a sua razão e, se acreditar, a sua intuição. A experiência é também uma das melhores ferramentas, mas não se limite por ela, se nunca fez, faça, se nunca experimentou, desafie-se! Ou se ser um líder do qual se orgulhe. Então, que líder é que você necessita? Mas, mais importante, que tipo de líder é que você é?

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo