Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendWeekend

"Com indústria para fabricar discos, a música pode mexer com a economia"

Entrevista a Puto Prata

Músico há vários anos, Puto Prata coordena o projecto "Meu Padrinho, Meu Mentor", da responsabilidade do Instituto Angolano da Juventude, que controla mais de 40 bolsas de estudo internas. A crise económica impede o lançamento do seu próximo disco, pelo que considera urgente a criação de uma fábrica de discos no País.

Como está a ser a experiência de coordenar o projecto social "Meu Padrinho, Meu Mentor"?
É uma experiência boa, que vou levar para a vida. Se, porventura, um dia não me associar a um grupo, vou criar a minha própria associação, porque gosto dos desafios que vão surgindo.

Quantos jovens já beneficiaram de ajuda?
Estamos com uma margem superior a 40 jovens directamente. Neste momento, temos disponíveis 40 bolsas de estudo internas, e já utilizámos 10. Já entregámos mais de 20 kits de barbear, de informática, de pesca e alguns equipamentos para a prática de futebol. Conseguimos também integrar cinco jovens no 1.º D" Agosto, através do nosso membro Miguel Lutonda. Estamos a pensar fazer um salão para integrar os jovens que receberam os kits de barbear, para facilitar o trabalho deles.

Lembra-se de algum caso de sucesso?
Sim. Antes de recebermos as 40 bolsas de estudo, veio ao meu encontro um jovem e disse-me que estava suspenso das aulas, porque não conseguia pagar a propina. Lembrou-me que o pai já tinha solicitado ajuda no IAJ, mas faleceu antes de a ajuda chegar. Fomos ao colégio e a directora deu a bolsa de estudo ao jovem e a mais 40. Estamos a tentar chegar também ao ensino superior, com os membros das universidades Agostinho Neto e Lusíadas.


(Leia a entrevista integral na edição 487 do Expansão, de sexta-feira 24 de Agosto de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo