Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Agências vendem viagens para Luanda com pagamento em Kz ao câmbio BNA

Viagens de avião com origem no exterior

Algumas agências de viagens passaram a vender bilhetes de avião em Kz para não perder clientes, com restrições impostas pelas companhias que asseguram as ligações aéreas e com taxas de câmbio, do dia, do BNA e da IATA. A maior parte só aceita moeda nacional quando a viagem parte de Luanda.

A venda de bilhetes em kwanzas para viagens aéreas com destino para Luanda, com origem noutros países, foi a saída encontrada por algumas agências de viagens e de turismo para se manterem no mercado, no cenário de crise económica e de divisas. Mas esta opção está dependente das companhias que asseguram as ligações e requer muita ginástica, o que justifica porque apenas 5% das agências de viagem oferecem esta possibilidade.
Na agência de viagens e de turismo Travel gest-Travel Agency, sediada em Luanda, o cliente tem a possibilidade de comprar bilhete em kz quando a viagem começa ou termina em Angola, mas com restrições. Se a viagem for assegurada pelo consórcio Air France-KLM e a africana South African Airways, é possível o pagamento em kz, com preços que dependem do câmbio do dia, definido pelo Banco Nacional de Angola (BNA).
O mesmo se aplica à Nubri Viagens e Turismo, agência que emite bilhetes em Kz, independentemente de o local de origem ou de partida ser Luanda, quando o serviço é assegurado pela Lufthansa e com conexões com a Brussels Airlines.
A agência Nadel também condiciona a venda de bilhetes com destino a Luanda em kz, mediante as companhias que fazem as ligações. O valor do bilhete é variável e depende do câmbio praticado pela Associação Internacional dos Transportes Aéreos (IATA).

(Leia o artigo na integra na edição 477 do Expansão, de sexta-feira 15 de Junho de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo