Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

AGT vai começar a penhorar contribuintes com dívidas do IVM

PARA JÁ AS EMPRESAS FICAM DE FORA

Actualmente, os números do IVM (antiga taxa de circulação) preocupam, já que mais de metade dos veículos motorizados cadastrados não pagaram imposto em 2025. Quanto ao Imposto Predial, para já a palavra de ordem é continuar o alargamento do cadastro, mas também devem vir aí penhoras.

A Administração Geral Tributária (AGT) vai começar a penhorar contribuintes singulares que não regularizarem atempadamente o Imposto sobre os Veículos Motorizados (IVM). Trata-se de uma medida coerciva destinada a reforçar a arrecadação destes impostos, cuja base tributária contínua bastante reduzida face ao parque automóvel existente no País, apurou o Expansão junto de fontes da AGT.

Mais de metade dos veículos motorizados cadastrados não pagou o IVM em 2025. A medida, que entrará em vigor já a partir do II semestre deste ano, arrancará inicialmente com o IVM. A estratégia para o Imposto Predial (IP) será diferente e estará muito assente na massificação do cadastro imóvel, um dos grandes desafios do País, já que os prédios urbanos (imóveis) e rústicos (terrenos) devidamente cadastrados totalizam apenas 440.366, segundo dados da AGT de 2025.

Com esta medida coerciva e outras de perdão fiscal e isenções, a AGT perspectiva um aumento da base cadastral de 20% para os imóveis e de 22% para os veículos motorizados, durante este ano.

Em 2025, a arrecadação do IVM (antiga taxa de circulação) fixou-se em 5,1 mil milhões Kz, num universo de 758.648 veículos cadastrados. Com a entrada em vigor da penhora de bens aos contribuintes proprietários de veículos e o alargamento da base, bem como o perdão dos juros das dívidas de 2020 a 2024, desde que o contribuinte pague o imposto e a multa até Junho de 2026, estima-se que a arrecadação cresça seis vezes, para mais de 32,3 mil milhões Kz.

(Leia o artigo integral na edição 863 do Expansão, sexta-feira, dia 13 de Fevereiro de 2026, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo