Angola adia adesão à zona de comércio livre da SADC
A ministra do Comércio, Rosa Pacavira, anunciou na sexta-feira que o país poderá aderir à zona de comércio livre da SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral) em 2017.
Em declarações à Rádio Nacional de Angola, Rosa Pacavira afirmou que adesão continua na agenda do Executivo. No entanto, não se realizará em 2014 ou 2015, como antes era apontado.
"Estamos a elaborar um roteiro e vamos ver se, até 2017, Angola consegue aderir à zona de comércio livre (ZCL), mas para isso temos que criar indústria e capacidade interna para que Angola possa fazer frente aos outros países que já estão nesta zona", disse a ministra.
"Se nós abrirmos agora o mercado vamos deixar de produzir muita coisa que temos que produzir, porque se Angola adere agora vamos ter aqui toda a SADC a vender produtos e nós não vamos produzir", advertiu.
Recorde-se que a proposta formal de adesão de Angola à ZCL foi apresentada em Julho de 2013 em Maputo, Moçambique, durante uma reunião dos ministros do comércio e indústria da SADC.
A ZCL da SADC foi lançada em 2007, abrangendo a África do Sul, Botswana, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué.