Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Angola e Uganda reforçam cooperação

Chikoti

O ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, assinou terça-feira no Uganda com o seu homólogo, Sam Kutesa, um memorando de entendimento para o reforço das relações políticas e de cooperação ente os dois países.

 

O chefe da diplomacia angolana está no Uganda no âmbito de um périplo que realiza, desde segunda-feira, por sete dos 12 países que integram a Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), organização sub-regional a que Angola preside desde Janeiro passado.

Num comunicado de imprensa do Ministério das Relações Exteriores de Angola, enviado hoje à agência Lusa, Georges Chikoti reafirmou que Angola irá manter sempre a sua posição de diálogo permanente e obter consensos entre os países da região para a consolidação da paz e estabilidade política, bem como promover o progresso e a prosperidade naquela região.

No encontro, Georges Chikoti e Sam Kutesa analisaram igualmente questões bilaterais de cooperação, referente aos sectores dos petróleos e gás, investimentos nas áreas do comércio, banca, transportes aéreos e desenvolvimento de recursos minerais e agroindústria.

Depois do Uganda, Georges Chikoti tem como próximas etapas o Sudão do Sul e a República Centro Africana, onde prevê fazer a entrega de mensagens do chefe de Estado angolano e presidente em exercício da CIRGL, José Eduardo dos Santos, aos seus homólogos Salva Kiir e Catherine Sampa-Panza, respectivamente.

O Governo angolano anunciou segunda-feira que vai financiar a reorganização da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos, com vista a execução do seu plano de ação e estratégia 2014/2018.

Criada em 2004, a CIRGL integra, além de Angola, o Burundi, República Centro Africana, República do Congo, República democrática do Congo, Quénia, Uganda, Ruanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia.

Lusa / Expansão

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo