Cidadãos com BI caducado ou em renovação podem votar
Lucas Quilundo, porta-voz da CNE, faz a conferência de balanço às 13h30, justificando o atraso de uma hora e meia, pela reunião plenária extraordinária que decidiu que cidadãos com bilhete de identidade caducado ou fotocópia com talão de renovação podem votar a partir deste momento.
Lucas Quilundo apareceu nesta conferência de imprensa para fazer uma declaração, não havendo a possibilidade de os jornalistas colocarem questões. De acordo com uma reunião extraordinária da CNE, ficou decidido que os cidadãos que se apresentarem com bilhete de identidade caducado ou com uma fotocópia, desde que esta esteja acompanhada pelo talão de renovação, podem também votar.
A justificação, de acordo com Lucas Quilundo, tem a ver com o facto de ser esta a exigência que se está a fazer na diáspora, pelo que no seu entender, "as condições devem ser as mesmas para todos os eleitores. Não devem criar-se limitações para que todos podem exercer o seu voto uma vez que o sufrágio é universal".
Destacar também que não houve espaço para os jornalistas colocarem questões sobre a forma como está a decorrer o processo eleitoral, mas ficou prometido que na próxima conferência, às 18 horas, os profissionais da comunicação social poderão perguntar.